EnglishEspañolPortuguês

Baleias-jubarte criam laços de amizade, segundo estudo

8 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

As férias das baleias-jubarte, do sexo feminino, são passadas em conjunto: todos os verões as amigas se encontram para se alimentarem e nadarem lado a lado. O ponto de encontro é no golfo de St. Lawrence, no litoral do Canadá, segundo estudos realizados por cientistas.

baleias nadam juntas em seu habitat
Foto: Reprodução/I Online

Um estudo publicado na revista Behavioral Ecology and Sociobiology, dos investigadores Christian Ramp e dos seus colegas do grupo Mingan Island Cetacean Study, em St. Lambert, Canadá, incidiu nas baleias neste golfo desde 1997. Juntamente com cientistas alemães e suecos, os canadenses gravaram movimentos de algumas espécies de baleias – azul, fin, minke e jubarte. E foram detectadas amizades entre os cetáceos: a maior amizade registrada durou seis anos e ocorre sempre entre animais do sexo feminino da mesma idade. As baleias encontram-se no verão, depois das fases de migração e de reprodução. Os cientistas verificaram que as baleias se encontram e alimentam juntas. “Fiquei muito surpreendido com o tempo que durou a amizade. Estava à espera que se associassem só um verão, e não nos seguintes”. Christian Ramp acrescenta que “elas adaptam o seu comportamento às outras”.

Até agora não se sabia que as baleias de barbatana restabeleciam laços entre si e que estes laços têm efeitos positivos na sua alimentação. Segundo os cientistas, as amizades beneficiam as baleias do sexo feminino e são elas próprias que promovem o elo de ligação contínuo, quase como se fossem passar férias com as amigas.

Fonte: I Online

Você viu?

Ir para o topo