EnglishEspañolPortuguês

LUTO

Baleia Jubarte Fran, famosa por suas aparições na costa americana, é encontrada morta após ser atingida por navio

2 de setembro de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:

Uma famosa e amada baleia jubarte de 15 metros, apareceu morta em uma praia na Califórnia (EUA) depois que ela foi atingida e morta por um ataque de navio.

A baleia chamada Fran apareceu morta na praia Halfmoon Bay no último dia 29 de agosto, de acordo com a Organização de preservação ambiental Whales of Guerrero . Fran era conhecida pelos moradores e grupos de pesquisa e era sempre vista nadando na costa dos Estados Unidos e do México. Segundo a organização, Fran foi a 2ª baleia mais avistada da região.

Fran foi vista pela primeira vez por observadores de baleias em 2014 na costa de Guerrero, no México. De acordo com Whales of Guerrero , ela foi a terceira baleia que eles identificaram e registraram com foto. As informações são do One Green Planet.

“A mãe de Fran também era conhecida e, neste verão, muitos amantes de baleias apreciaram a visão de sua alimentação com um filhote. O futuro é incerto para seu filhote agora”, escreveu Whales of Guerrero no Facebook . “Espero que ele já esteja começando a desmamar e possa ficar sem a mãe.”

De acordo com uma necropsia do The Marine Mammal Center, Fran morreu de trauma contundente causado por atropelamento pelo navio. Infelizmente, colisões com navios não são incomuns em mortes de baleias. De acordo com o Friend of the Sea , 20 mil baleias morrem todos os anos devido a atropelamentos por navios.

“A baleia teve uma extensa contusão na área do peito direito, uma primeira vértebra cervical fraturada e seu crânio foi deslocado da coluna vertebral”, disse Pádraig Duignan, diretor de patologia do The Marine Mammal Center, em um comunicado à imprensa. “Essas descobertas, combinadas com uma excelente condição corporal geral, implicam fortemente no trauma de força contundente associado a um ataque de navio como a causa da morte desta baleia”.

Whales of Guerrero espera que a morte de Fran motive “novas leis e práticas pessoais aprimoradas no oceano que manterão as baleias jubarte mais seguras no futuro”.

 

Você viu?

Ir para o topo