EnglishEspañolPortuguês

SURPRESA

Baleia-de-bryde fica muito próxima a remadores na Praia Grande (SP)

O animal passou nadando muito próximo ao local onde os banhistas praticavam stand-up paddle

11 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Zé Julio | Wikimedia Commons

Um grupo de remadores encontraram uma baleia-de-bryde enquanto praticavam stand-up paddle no Canto do Forte em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. A surpresa aconteceu na última quarta-feira, 07.

Guilherme Santos, um dos remadores do grupo treino RemaForte, conseguiu realizar o registro do momento raro. Daniela Veltri, outra remadora, disse que ficou com medo da baleia encalhar por estar muito próxima da costa. “Eu estava saindo do mar quando ouvi aquele barulho gigantesco, e ela estava muito do meu lado”, diz Daniela.

Os biólogos Eric Comin e Alex Ribeiro receberam o vídeo e, após análise, confirmaram que era realmente uma baleia-de-bryde, espécie presente em diversas partes do mundo. “A gente observa que ela é mais tímida, não ‘sobe’ na presença do pessoal. Eu identifiquei pelo borrifo dela. Ela estava ali na costeira se alimentando, comendo sardinha, com certeza”, afirmou Eric.

Apesar de ser um lindo animal, é importante ter cuidado ao encontrar um. Mesmo que a baleia não ataque, sua movimentação pode derrubar pessoas na água e até virar embarcações. “Existe um protocolo mundial sobre aproximação. Caso esteja em uma embarcação motorizada, a pessoa deve desligar o veículo e manter distância de 100 metros”, alertou Alex.

    Você viu?

    Ir para o topo