EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO

Aves ameaçadas e répteis: homem é preso com 528 animais silvestres em Itapevi (SP)

16 de abril de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Polícia Militar Ambiental

Um homem foi preso em flagrante após o resgate de 520 animais silvestres em Itapevi (SP), no bairro Jardim Briquet. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o caso foi registrado no dia 8 de abril, no plantão da Delegacia de Itapevi.

Na residência, o suspeito mantinha 344 aves (algumas ameaçadas de extinção), 50 iguanas, 15 tigres-d’água e 111 jabutis. Entre os animais, 17 estavam mortos devido às condições precárias em que eram mantidos. Veja a lista de espécies apreendidas:

1 brejal (Sporophila albogularis) – não endêmico do estado de SP;
54 coleirinhas (Sporophila caerulescens);
39 bigodinhos (Sporophila lineola);
23 papa-capins (Sporophila nigricolis);
2 pintassilgos-venezuelanos (Carduelis cucullata) – exótico, ameaçado de extinção;
49 cigarras-verdadeiras (Sporophila falcirostris) – ameaçado de extinção;
5 patativas-choronas (Sporophila leucoptera);
1 cigarra-do-coqueiro (Tiaris fuliginosus);
4 canários-da-terra (Sicalis flaveola);
37 pixoxós (Sporophila frontalis) – ameaçado de extinção;
23 azulões (Cyanoloxia brissonii);
3 saíras-sapucaia (Tangara peruviana) – ameaçado de extinção;
1 sanhaço-rei (Tangara ornata);
1 gurundi (Tachyphonus coronatus);
16 galos-da-campina (Paroaria dominicana) – não endêmico do estado de SP;
25 cardeais (Paroaria coronata) – não endêmico do estado de SP;
14 picharros (Saltator similis);
9 sabiás-de-coleira (Turdus albicolis);
16 sabiás-uma (Turdus flavipes);
2 pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi);
10 currupiões (Icterus jamacaii) – não endêmico do estado de SP;
9 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva);
111 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonária) – não endêmico do estado de SP;
15 tartarugas tigre-d’água (Trachemys dorbigni) – não endêmico do estado de SP;
50 iguanas (Iguana iguana) – não endêmico do estado de SP.

O vendedor Amauri Luiz de Melo, conhecido pelo vulgo “Alemão”, foi preso por suspeita de praticar ato de abuso a animais (Art. 32 da lei 9.605/98) e por matar espécimes da fauna silvestre (Art. 29 da mesma lei).

No interior de um carro estacionado em frente à residência, a polícia encontrou diversas aves armazenadas. No porta mala, foram localizados seis filhotes de papagaio-verdadeiro em uma caixa de papelão e dezenas iguanas em outra, 5 delas já em óbito.

Segundo boletim de ocorrência, nos fundos da casa estavam a maior parte dos animais. O veículo onde parte dos animais foram encontrados não foi apreendido.

A PM Ambiental informou que o transporte ilegal e maus-tratos geraram três multas, totalizando R$ 2,3 milhões. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras-SP), no Parque Ecológico do Tietê, para avaliação e elaboração de laudo técnico.

O Terra da Gente tenta contato com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para informações sobre a continuidade das investigações, e tenta contato também com o advogado do suspeito.

Em nota enviada na tarde desta terça-feira (16), o 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental informou que o autor dos fatos foi conduzido à Delegacia do Meio Ambiente de Barueri, onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência e liberou as partes ao final.

De acordo com o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco, é muito difícil mensurar informações sobre o tráfico de animais, porque apenas uma parcela muito pequena é apreendida. Desta parcela, aves representam mais de 95% das vítimas do tráfico.

“Hoje, elas vêm para cá do Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Maranhão, Tocantins, oeste e norte da Bahia, norte de Minas. São Paulo recebe dezenas de milhares todos os dias e não tem onde colocar, o estado não tem como absorver isso”, comenta Marcelo.

A corporação orienta a população a não comprar animais e denunciar o comércio ilegal no estado de São Paulo pelo link no site ou pelo telefone 190.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo