EnglishEspañolPortuguês

Audiência pública discute problema de animais abandonados em Ponta Grossa

20 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

Os moradores de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, participaram, nesta quinta-feira (20), de uma audiência pública que discutiu questões relacionadas aos animais abandonados. A reunião foi aberta à comunidade e começou às 16h, no Centro de Cultura.

A audiência pública vai abordar o abandono de animais, políticas públicas de adoção, guarda responsável, castração de animais, construção de um Centro de Cuidados aos Animais, entre outros itens. Além das secretarias municipais, também devem participar da reunião representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção aos animais.

“Convidamos a população para participar. Esperamos as reivindicações, as sugestões e também as críticas. A audiência pública é justamente para dar uma resposta à comunidade e receber, de uma maneira pontual, as questões prioritárias dos moradores”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi.

Cães

Segundo a Gerência de Controle de Zoonoses do município, a população de cachorros abandonados em Ponta Grossa chega a 60 mil.

Em janeiro de 2014, a média de castrações vinha sendo de 90 por mês. No entanto, uma das clínicas desistiu de prestar o serviço. Assim, o número caiu para pouco mais de 60. Por causa do contrato, a prefeitura só vai poder cadastrar outra clínica depois de agosto.

Com relação à ampliação do canil municipal, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que já tem uma verba de R$ 120 mil para a obra. Entretanto, segundo a secretaria, ainda é necessário finalizar o orçamento.

Atualmente, o canil abriga 25 cães, incluindo os de grande porte, como rottweilers e pit ulls. Um espaço que poderia servir para acomodar mais animais tem sido utilizado para armazenar ração e vacinas. Com a reforma, o local conseguirá receber até 240 cães e mais 40 gatos.

Cavalos

No início de fevereiro, cavalos encontrados na zona urbana de Ponta Grossa começaram a ser recolhidos pela prefeitura. Duas vezes por semana, uma equipe fica responsável por fiscalizar e retirar os animais das ruas para levar até um local apropriado.

Serviço

Os moradores que souberem de cavalos soltos podem informar a Gerência de Controle de Zoonoses da cidade pelo número (42) 3222-9672.
A audiência pública será realizada no Centro de Cultura de Ponta Grossa, que fica na Rua Doutor Colares, 436, no Centro.

Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo