EnglishEspañolPortuguês

Audiência pública discute "Estruturação do Serviço e Assistência a Saúde dos Animais"

25 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (23) foi realizada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Maceió (AL), que discutiu a “Estruturação do Serviço e Assistência a Saúde dos Animais”. A audiência foi de iniciativa da vereadora Heloísa Helena e contou com a presença de vários representantes da causa animal, em Alagoas.

Na oportunidade, o fundador do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), Dr. Ismar Gatto, se fez presente e deu sua colaboração quanto ao tema proposto. “Precisamos trabalhar em prol dos animais, pois eles têm direito a vida e precisam da nossa ajuda. Meu ideal é ajudar cada vez mais animais, pois o bem-estar animal depende não somente do governo, mas de toda população. Nós temos que agir e não esperar pelas autoridades”, disse Gatto.

Ele acrescentou que o NEAFA está com uma estrutura de atendimento cada vez melhor para os animais de pessoas carentes. “A ONG está preparada para a realização de exames laboratoriais, Raio X e ultrassom em cães e gatos. Nosso intuito é oferecer serviços cada vez melhores aos animais da população alagoana”.

Durante a audiência ainda foi debatida a implantação da delegacia de proteção ambiental, a construção de um cemitério para os animais, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a regulamentação para a comercialização de cães e gatos, bem como a fiscalização dos locais que comercializam os animais.

“É um sofrimento para os cães e gatos viverem em jaulas, em condições precárias. Os comerciantes que deixam os animais em situação de sofrimento, sem nenhum suporte devem ser fiscalizados e punidos, pois não visam o bem-estar animal, mas o lucro”, pontuou a empresária Ângela Seabra.

Os vereadores presentes à audiência foram: Wilson Júnior, Heloisa Helena e Silvio Camelo. Também estiveram presentes, o Dr. José Heriberto Teixeira, do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Regional Alagoas; Luceli Mergulhão, do Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM); Charles Nunes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); a advogada Adriana Alves; Jailton Bezerra, do curso de Zootecnia da UFAL e outras pessoas que defendem à causa animal.

Fonte: Ascom/ Alagoas 24 horas

Você viu?

Ir para o topo