Será realizada nesta quinta-feira (29), a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública para discutir a saúde dos animais domésticos e a problemática do abandono de cães e gatos em Rondonópolis. A informação é da presidente da ONG Cantinho de Proteção Animal, Mirna de Castro Mendonça.
Ela explica que a audiência foi um pedido do Cantinho de Proteção Animal e de outras duas entidades em defesa dos animais. “Nossa solicitação foi atendida pelo presidente da Câmara, Ibrahim Zaher e pelos vereadores Cláudio da Farmácia, Adonias Fernandes e Olímpio Alvis”, disse Mirna de Castro.
Durante a audiência pública, as entidades que defendem os animais vão fazer uma ampla explanação sobre a problemática do abandono dos animais e apontar soluções e medidas que o poder público municipal poderá tomar. “Só no portão do Centro de Zoonoses da cidade, localizado às margens da MT-130, mensalmente são abandonados 200 animais entre cães e gatos. As pessoas também estão mudando de residências e deixando animais para trás. Só na semana passada, foram oito animais abandonados em casas desalugadas”, revelou Mirna de Castro.
Segundo a presidente da ONG Cantinho de Proteção Animal, é necessário que o poder público busque recursos e promova uma castração em massa de cães e gatos na cidade. “Isso evitaria abandonos futuros de animais, além do controle de doenças”, justifica.
Fonte: A Tribuna MT