EnglishEspañolPortuguês

ABUSO

Ativistas mexicanos pedem o fim do uso de burros pintados como zebras para o turismo

Além da exploração, os "zonkeys" ainda sofrem com as tintas tóxicas usadas em sua pele

5 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Burro resgatado em Tijuana em junho de 2023; Foto: Reprodução | Baja California State Attorney General’s Office

Os ativistas pelos direitos animais estão exigindo o fim dos “zonkeys”, burros que são pintados para se parecerem com zebras e são usados como adereços para turistas nas ruas da cidade de Tijuana, no México. Além disso, eles pedem que os animais sejam libertados e recebam uma vida digna.

Durante uma manifestação nesta semana, vários grupos pediram à Marina del Pilar Ávila Olmeda, governadora do estado de Baja Califórnia, que intervenha em nome desses burros. Infelizmente, muitas pessoas no estado ainda olham para esse tipo de exploração como algo cultural. “Nenhum animal explorado para o turismo é um ícone cultural”, disse Carmen Dayana, uma ativista pelos direitos animais em Tijuana.

Dayana afirmou que não estão contra as pessoas que usam os burros ou trabalham com eles nas ruas, que na verdade, a preocupação é com os animais. “Não desejamos deixá-los sem empregos”, disse ela. “Trata-se de usar um animal, que não recebe o cuidado que merece, como um adereço para o turismo, é abuso animal.”

Os ativistas afirmam que uma alternativa seria uma estátua onde os turistas pudessem tirar fotos. “Esta é uma opção para evitar que os burros puxem carrinhos ou sejam pintados com produtos químicos que danificam a pele deles.”

Dayana diz que apenas ao longo da Avenida Revolución, a área turística no centro de Tijuana, sempre há pelo menos três “zonkeys” sendo usados para fotografias. Ela argumenta que as pessoas que possuem e usam os animais não têm licenças comerciais ou permissões para usá-los em público. Mas a cidade afirmou que a jurisdição sobre os animais cabe à Secretaria do Meio Ambiente.

    Você viu?

    Ir para o topo