EnglishEspañolPortuguês

Assessora do PETA publica carta-resposta contra testes em animais

3 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

A assessora de políticas científicas do PETA, Catherine Willet, publicou hoje no site do New York Times uma carta em resposta a um artigo do colunista Nicholas Kristof, intitulado “It’s Time to learn from the fogs” (É hora de aprender com os sapos). O artigo aborda a questão dos resíduos químicos lançados no meio ambiente que causam distúrbios hormonais em animais, gerando mutações.

Kristof descreve as preocupações que envolvem o contato de humanos com essas substâncias químicas e as possíveis consequências, além de citar o programa desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental do governo para apurar a questão e decidir qual a melhor solução para o problema. Preocupada com o uso de animais nos experimentos do programa, Willet revidou:


Vá em frente, teste, mas poupe os animais.

Ao editor,

Nicholas Kristof chama a atenção com razão para as químicas que causam distúrbios hormonais e para o ritmo extremamente lento que move o programa de pesquisa da Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental). Mas este é apenas um dos muitos problemas com o programa.

As químicas que a EPA está planejando testar, pesticidas no geral, já foram caracterizadas por sua alta toxicidade e efeitos na reprodução. Apesar disso, mais de 80.000 animais podem ser mortos em experimentos somente para testar as primeiras 67 substâncias inclusas no programa – mesmo considerando que estes testes já foram realizados nos anos 30 e 40 –, e geraram resultados imprecisos e de difícil análise.

Para regularizar efetivamente as químicas que causam distúrbios hormonais, os métodos de pesquisa precisam ser modernizados com a inclusão de testes sem o uso de animais. Através destes testes será possível desvendar os mecanismos biológicos das substâncias, e a lei poderá ser mudada para que estas químicas tóxicas sejam removidas o mais breve possível de nosso meio-ambiente.

Catherine Willett
Assessora de políticas científicas, PETA (People for the Ethical Treatment of Animals)
Norfolk, Va., June 29, 2009

Com informações de New York Times

Você viu?

Ir para o topo