EnglishEspañolPortuguês

Aranha do México é vegetariana, dizem cientistas

13 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A aranha do México (Bagheera kiplingi) recebeu nome de predador (Bagheera é o nome da pantera na história de Mowgli), mas tem, na verdade, uma dieta baseada em folhas. Trata-se da primeira espécie, em mais de 40 mil, que praticamente só come plantas, segundo um artigo publicado na revista Current Biology.

A única exceção da classificação totalmente vegetariana é que, ocasionalmente, a aranha pode capturar e devorar larvas de uma espécie de formiga que vive nas folhas de acácia.

Chris Meehan, doutorando do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade ao Arizona (EUA), explica que ainda não fez “experiências para verificar se aquela pequena proporção de proteína animal é indispensável” para a sobrevivência do ser.

O hábito de ingerir larvas de formiga pode estar relacionado com o fato de tanto as aranhas quanto os insetos disputarem o mesmo recurso: as acácias têm uma espécie de relação de parceria com as formigas, enquanto o inseto patrulha a árvore contra os outros herbívoros, a planta fornece as pontas suculentas das folhas, uma estrutura nutritiva que assegura a sobrevivência da formiga.

A aranha do México, por sua vez, sobrevive comendo esta mesma estrutura destinada às formigas. “Não temos indicação de que a aranha ajuda a árvore a proteger-se contra os outros herbívoros (como as formigas), parece parasitismo, mas essas interações podem ser mais complexas do que se imagina”, acrescenta Meehan.

Os cientistas observaram ainda que a Bagheera kiplingi é a primeira das espécies de aranha conhecidas a superar a “eterna limitação” dos aracnídeos: ela não precisa lançar seus sucos gástricos sobre sua presa antes de digeri-la, destaca a Folha Online.

Fonte: Diário Digital

Você viu?

Ir para o topo