EnglishEspañolPortuguês

38% dos brasileiros consomem carne de tubarão ignorando ameaça à espécie

23 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Instituto Aqualung vai divulgar no ano que vem, em seu boletim bimestral, os resultados de um levantamento sobre o consumo de tubarões. Realizada em nove estados pelo Projeto Tubarões no Brasil, a Pesquisa Nacional de Comportamento e Percepção do Consumidor de Cação ouviu 1.339 pessoas – a maioria em supermercados, feiras e peixarias. Destas, 38% consomem carne de tubarão.

O índice, porém, varia bastante de acordo com os locais de pesquisa. Apenas 6% dos cariocas consomem cação; em São Paulo, 69% têm este hábito. Para o coordenador da pesquisa, Marcelo Szpilman, a diferença se deve à concentração de orientais na capital paulista, uma população com maior costume de se alimentar de peixes.

A ignorância em relação às condições de pesca também chamou atenção dos entrevistadores. Mais da metade (55,8%) não sabia que a pesca descontrolada e excessiva é uma ameaça aos tubarões da costa brasileira. Estima-se que, das 90 espécies presentes no litoral do país, 38 estão ameaçadas de extinção.

Boa parte da captura acontece clandestinamente e busca apenas as barbatanas dos peixes. O consumo dessa parte dos tubarões aumentou significativamente na China nas últimas décadas, com o crescimento da classe média, impulsionando o mercado negro em até 120 países – inclusive o Brasil. Cerca de 80% dos entrevistados admitiram rever seu consumo, depois de informados sobre o modo como ocorre a captura dos cações.

Fonte: O GLOBO

Você viu?

Ir para o topo