EnglishEspañolPortuguês

Após atropelamentos, vereadores querem retirar os cães da área da Câmara de Manaus (AM)

19 de abril de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Foto: Reprodução / A Crítica

O atropelamento da cadela Pretinha pelo motorista do vereador Professor Samuel (PHS), conhecido como “Pita”, nesta segunda-feira (17), gerou muitas críticas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), local onde ocorreu o acidente.

O vereador Samuel usou a tribuna para esclarecer que o caso foi um acidente. “Infelizmente aconteceu o episódio, ele acidentou o cachorro e nós achamos que era um baque simples e seguimos o caminho. Isso é fato. Eu jamais neguei”, falou. Contudo, o político fez questão de ironizar o ocorrido e questionou a reportagem feita pelo portal A Crítica que denunciou o ocorrido. “Parece até que eu era foragido, porque foi a placa, chassi e a filmagem do carro divulgadas com tanta rapidez. Não precisa, bastava identificar o carro, acho que a Polícia Federal deve estar na solução do problema”, debochou.

A crueldade e falta de sensibilidade do vereador tem gerado muitas críticas por parte dos protetores de animais. A denúncia, inclusive, foi feita por protetores independentes que trabalham na Câmara, juntamente com integrantes da ONG proteção, Adoção e Tratamento Animal (Pata).

Para completar, o vereador Everton Assis (DEM), que no mês passado também se envolveu no atropelamento de um cão que vivia no local, e o vereador Elissandro Bessa (PHS) defenderam que medidas sejam tomadas para evitar os atropelamentos. “Temos que achar uma maneira, precisamos colocar esses animais em outro lugar, para acabarmos de vez com esse problema”, disse Bessa.

Diferentes dos colegas que querem fechar os olhos para o problema e simplesmente realocar os animais desamparados, a vereadora Joana D’Arc (PR), conhecida por se envolver com causas de proteção animal, disse que chegou a cuidar de Pretinha antes de assumir os trabalhos na Câmara. “Eu fiz a minha obrigação. Ela foi castrada. Todos os animais tem ficha no meu gabinete. Já doei oito animais daqui. Quatro, que moravam aqui, estão na minha casa, junto com os 60 que tenho. A solução é castrar, vacinar e divulgar para adoção. Não é simplesmente tirar e colocar um outro. Hoje, o CCZ não aceita animais”, lamenta a vereadora.

Veja a seguir o vídeo das câmeras de segurança do CMM que flagraram o atropelamento de Pretinha:

Você viu?

Ir para o topo