EnglishEspañolPortuguês

Animais são flagrados soltos em meio ao lixo em Portão (RS)

28 de julho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Emileine Brambilla
AAAPOR – Associação Amigos dos Animais de Portão
[email protected]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem nunca ouviu dizer que a prefeitura de Portão (RS) largava os animais no lixão?

Poderíamos dizer que era coisa do passado e que após a criação e aprovação em lei do Serviço Portonense de Proteção aos Animais (Seppa), isso iria acabar e nunca mais ouviríamos falar sobre esse assunto. Mas não foi isso que constatamos nesta semana.

Na tarde de terça feira dia 23/07 recebemos uma denúncia que a Seppa estava deixando os animais soltos ao meio do lixo. Não acreditamos, mas para ter a consciência tranquila a equipe de voluntários da ONG Aaapor, foi conferir de perto a situação. Chegando ao local já fomos recebidos pelos simpáticos vira-latas, e nos deparamos com uma cena lamentável. Ao lado do portão de entrada, vimos um animal morto em estado de decomposição e outros animais vivos deitados próximo dele, como se fosse um funeral.

As cenas vistas naquele local são fortes. Animais no meio do lixo misto, rasgando as sacolas com os dentes buscando alimento, as máquinas quase atropelando os animais deitados no meio do lixo. Um funcionário que não quis se identificar relatou que certa vez, infelizmente atropelou um cão que estava dormindo no lixo. Ficamos chocados, com as cenas registradas em um local que deveria zelar pela proteção integral dos animais. Não entendemos como pode a Prefeitura dar palestras nas escolas, buscando esclarecer a importância da adoção de animais, do combate aos maus-tratos e ao mesmo tempo ser a primeira a negligenciar os direitos dos animais. Sem falar que a prefeitura comprou 15 toneladas de ração e nem se quer ofereceu um quilo de ração para as organizações e protetores individuais que sofrem todos os dias para alimentar as centenas de cães que foram abandonados. Imagina se estes protetores não acolhessem estes animais, teríamos mais de mil animais soltos nas ruas da cidade, seria um caos público.

A população nos cobrou uma atitude, a população denunciou os crimes ocorridos no lixão e nós como protetores e representantes da causa animal e do povo tomamos uma atitude que não irá agradar o poder público, mas que com certeza irá de vez resolver o problema, que se arrasta desde a gestão passada. O descaso com os animais pelo poder público tem que acabar. Denunciamos a prefeitura na policia por crimes ambientas e vamos encaminhar uma denúncia no Ministério Público pelo mesmo fato. Vamos além, vamos tornar público a nível nacional este fato terrível que esta acontecendo em Portão.

Não seremos cúmplices desta crueldade, e esperamos que outros protetores e organizações venham se manifestar sobre este absurdo. Vamos até as últimas consequências para defender os animais. Queremos uma avaliação médica daqueles animais, queremos uma avaliação do solo daquele local, queremos que o canil tenha um padrão internacional de qualidade, pois aqueles animais que estão lá dormem, comem e fazem as suas necessidades no mesmo local, não havendo separador com dormitório, solar e sem falar que não há caixa coletora das fezes dos animais.

Queremos os animais fora do lixo e queremos acima de tudo o bem-estar e os direitos dos animais sendo respeitados, seja pela população, seja pelo governo. Por isso, existimos e por isso vamos sempre lutar.

Assista ao vídeo:

Veja mais em: https://www.facebook.com/animais.portao

Você viu?

Ir para o topo