Por Raquel Soldera (da Redação)
Um incêndio que começou há 15 dias no Brasil e se espalhou para a fronteira com o Paraguai e a Bolívia colocou em perigo uma reserva natural boliviana.
O chefe de proteção do parque nacional Otuquis, em Santa Cruz, Bolívia, Ronny Colombo, disse que o fogo se espalhou para a área que faz fronteira com Bolívia, Brasil e Paraguai, conhecida como Triângulo Dionisio Foianini, e entrou no parque.
“No dia 20 de junho o fogo começou a entrar em nosso território e até o momento, 70% do Triângulo Dionísio Foianini está queimado. Não temos capacidade para combater o fogo nesta época seca”, disse Ronny Colombo.
Segundo informações do jornal chileno Noticias 123, alguns lagartos morreram, enquanto animais maiores começaram a fugir da área.
O vice-ministro boliviano do Meio Ambiente, Juan Pablo Ramos, disse à imprensa que os focos de incêndio no país aumentaram 68% em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2009.
Ele disse está trabalhando para impedir o aumento dos focos de incêndio, especialmente agora que começa uma prática dos camponeses bolivianos de fazer pequenas fogueiras para expandir as áreas de cultivo.
O parque, também conhecido como Gran Pantanal Otuquis, abrange uma área de mais de um milhão de hectares, abriga 1.647 espécies de plantas, 700 espécies de mamíferos, 400 espécies de peixes e 1.100 espécies de borboletas.