EnglishEspañolPortuguês

AVANÇO

Animais castrados pela prefeitura de Niterói (RJ) receberão microchip

Dispositivo terá gravadas informações sobre o animal e seu tutor; um dos objetivos é evitar abandonos

26 de julho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Lucas Benevides

A partir do mês que vem, cães e gatos castrados pela prefeitura no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) e no castramóvel receberão um microchip. O equipamento implantado nos animais vai fornecer informações sobre sua saúde e referências sobre os tutores, o que vai ajudar em casos de desaparecimento ou abandono.

O serviço do CCPAD completou cinco anos na última semana e já realizou, junto com o castramóvel, mais de 13 mil cirurgias de esterilização em cães e gatos da cidade. As cirurgias, gratuitas, devem ser agendadas pelo aplicativo Niterói Animal.

Além dos microchips que serão implantados nos animais durante a castração, os tutores receberão uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira do animal que também terá as informações, úteis no caso de ele se perder. O aplicativo ajudará a encontrar os animais desaparecidos. Uma nova área será disponibilizada, para divulgar informações sobre cães e gatos perdidos: trata-se de uma ferramenta de georreferenciamento com os dados dos animais.

“Tanto o microchip quanto a medalhinha são ferramentas fundamentais no combate ao abandono animal. São avanços importantes na política municipal de proteção animal e colocam Niterói como destaque nacional nesta área. A castração é uma ação muito importante. Juntamente com a identificação de animais, é uma política pública completa no controle populacional e de abandono”, explica Marcelo Pereira, titular da Coordenadoria Especial de Defesa Animal (Ceda), vinculada à Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A Ceda realizará, ainda, o projeto Adotar Niterói, que vai promover, uma vez por mês, feira de adoção de animais domésticos, com palestras, espaço kids, barraquinhas e shows em praças e parques da cidade.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo