EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Ameaçado de extinção, lince entra em residência em busca de abrigo e deita na caminha do cachorro da casa

11 de março de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Arizona Game & Fish Department

Uma família americana do estado do Arizona foi surpreendida, nessa segunda-feira, ao se deparar com um lince dentro de casa. O felino de porte médio e cerca de 1,5 metros, que estava deitado na cama que pertence ao cachorro, é uma espécie ameaçada de extinção. Apesar disso, é comum ser avistada na periferia da região. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Nikola Zovko conta que, ao chegar do trabalho, pensou que o animal enrolado na caminha aquecida de Squeakers, o cão, era apenas um de seus gatos.

“Eu disse ‘Fuzzerhead, o que você está fazendo na cama de Squeakers?'”, conta, quando se deu conta de que não era seu gatinho, mas sim “um lince da vida real”.

Ao perceber que se tratava de um outro animal, imediatamente, Zovko ligou para o Departamento de Caça e Pesca do governo. As autoridades o aconselharam a deixar todas as portas da residência abertas, além de manter ele e seus animais doméstico longe da espécie selvagem.

Squeakers, uma mistura de chihuahua e dachshund de 10 anos, foi encontrado pela família com ferimentos profundos. Por conta da idade, é preciso monitorá-lo de perto, para garantir que nenhum dos cortes provocados pela briga com o lince infeccione.

Os familiares conseguiram arrecadar dinheiro suficiente para fazer cirurgias para restabelecer a saúde do cãozinho adotado há uma década. De acordo com o veterinário que atendeu o cão, ele “teve sorte” por não ter tido o estômago perfurado ou rompido, embora tenha sofrido lacerações profundas nas costas.

O Departamento de Caça e Pesca local usou a história como um exemplo para alertar os cidadãos o que fazer quando espécies do tipo entrarem dentro de casa. “Não lide com a vida selvagem aprisionada/ferida você mesmo”, tuitou o órgão junto a fotos do animal.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo