EnglishEspañolPortuguês

Acompanhe a cirurgia para livrar um chimpanzé do vício de fumar

17 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Ele chegou ao Brasil no ano passado após anos de maus-tratos no Líbano

O tabagismo é a causa de vários males graves, como câncer de pulmão e efisema pulmonar, e provoca a morte de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Ômega é um chimpanzé de 12 anos, mas também corre o risco de desenvolver esses males por ter adquirido o mau hábito de fumar, quando ainda vivia no Líbano.

Depois de aprender a fumar narguilê, em um restaurante onde “trabalhava” servindo os clietes, Ômega foi incentivado a seguir com o vício em cigarros pelo próprio tratador do zoo onde vivia. Além disso, visitantes do parque costumavam jogar bitucas para o animal fumar.

No fim do ano passado, o primata chegou ao Brasil para iniciar uma nova etapa de sua vida, após uma infância sofrida como “garçon”  e uma juventude também difícil, encarcerado em uma jaula pequena e suja no zoo libanês.

Ele viajou 13.000 km até aterrisar no aeroporto de Guarulhos (SP), mas sua parada final é um santuário de chimpanzés no Paraná. Após um período de quarentena, ele poderá conviver com as duas dezenas de animais de sua espécie, resgatados por um casal de imigrantes da República Tcheca que estão no Brasil há seis décadas.

Os dentes do chimpanzé foram os mais prejudicados por causa do tabaco

Mas, antes disso, passa pela cirurgia que tem como objetivo livrá-lo do vício em fumar. Pelo menos dez pessoas, entre veterinários e estudantes, acompanham a operação no primata.

Ao longo do procedimento, os médicos se surpreendem com vestígios de chumbinho: prova de que Ômega foi atingido por uma série de tiros em diversas partes  do corpo. Mas os ferimentos já estão completamente cicatrizados.

Após a inspeção, os médicos descobriram que o paciente está com o organismo bastante saudável. Apesar de fumante, seu pulmão não sofreu grandes complicações. Ômega tem boas chances de viver, pelo menos, 45 anos.

O próximo passo é encontrar uma companheira para o novo morador do santuário paranaense. Depois de anos enjaulado em um espaço apertado e descuidado, Ômega terá a oportunidade de pisar na grama, brincar em um parquinho e, o mais importante, conviver com outros animais.

No vídeo, assista à aventura do novo morador do parque brasileiro e sua cirurgia.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo