EnglishEspañolPortuguês

SOCORRO

Abrigos de animais em Recife alagam com chuvas de quarta-feira (25) e precisam de ajuda urgente

Ao menos dois abrigos de animais relataram alagamentos nos locais de funcionamento

1 de junho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Abrigo de cães Seu Alberto | Reprodução | Instagram

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife na quarta-feira (25) também causaram transtornos em abrigos de animais. Ao menos dois abrigos relataram alagamentos em seus locais de funcionamento. Para amenizar os problemas, eles pedem ajuda de voluntários, de pix, e até de lar temporário.

O “Abrigo Seu Alberto” (@abrigodeseualberto), em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, passou a madrugada da quarta inteira com a casa recebendo água da chuva. De acordo com seu Alberto, dono do local, o alagamento aconteceu por conta do baixo nível da casa em comparação com a área externa do abrigo.

Para dormir, tanto o responsável pelo abrigo quanto os animais, ficaram na área externa da casa. “Gente, foi a noite todinha de chuva aqui, até agora. Mas eu consegui dormir ali na coberta”, informou Alberto, enquanto removia a água que tinha entrado dentro da casa com uma pá.

O abrigo recebe doações através do Pix 09599916468 e pelo @abrigodeseualberto no Picpay. Outros canais para doações são disponibilizados no perfil do Instagram do local.

Gatinha em situação de rua, na Avenida Beira Rio, no Recife. Foto: Folha de Pernambuco

O “Abrigo Casa dos Gatos”, mantido por Andreza Ferreira (@andrezaferreira22_), localizado em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, também alagou na madrugada da quarta. Para salvar os felinos da água, que chegou quase na altura do joelho dentro da casa, Andreza precisou colocar os gatos em gaiolas.

Acolhida com os gatos na casa de uma tia, Andreza ainda possui pouco espaço para os animais, que continuam em gaiolas. Nas redes sociais, ela pediu por todo tipo de ajuda. Lencóis, panos, materiais de limpeza, ração, granulado e até ajuda voluntária para colocar o lugar novamente em funcionamento para a comodidade dos animais.

É possível ajudar o local com doações físicas em três locais: Avenida Hildebrando de Vasconcelos, 2740, em Dois Unidos; @movimentofitct, na Rua Coronel Urbano Ribeiro de Sena, 318, em Água Fria; e na @unidade_veterinaria_setubal, na Rua Capitão Zuzinha, 298, Boa Viagem. A “Casa dos Gatos” também recebe doações via pix pelo email [email protected].

O “Projeto Gatinhos Urbanos” (@gatinhosurbanos), no Recife, não teve sede alagada, mas está trabalhando no resgate e suporte de gatos em situação de rua. Gatinhos abandonados, que ficam expostos ao frio e correm risco de morte nos alagamentos estão sendo resgatados pela equipe do projeto.

Além disso, o projeto também está providenciando estrutura para os gatos que vivem na Avenida Beira Rio, na Zona Oeste do Recife. Os locais de abrigo para os gatos da área foram afetados pela chuva e, como boa parte das estruturas que protegem os gatos do frio na área é de papelão, eles estão mais expostos.

Para ajudar, o “Projeto Gatinhos Urbanos” recebe doações via pix através do email: [email protected]. A pessoa interessada também pode ajudar oferecendo abrigo para alguns gatinhos que ficam na Avenida Beira Rio até as chuvas cessarem.

Fonte: Folha de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo