As crianças da rede municipal de ensino de Curitiba (PR) aprenderam nesta segunda-feira (7) a cuidar melhor de seus animais, por meio da peça “A Greve dos Bichos”. Por meio do espetáculo, a ONG Pense Bicho tem como foco principal o despertar da consciência para a guarda responsável de animais domésticos. A peça percorrerá sete escolas da rede municipal.
“Esperamos que o corpo docente das escolas entenda a profundidade da temática e que assim possamos sensibilizar todos sobre o assunto”, diz a autora da peça e presidente de honra da ONG Pense Bicho, Karin Birckholz.
A peça faz parte de um projeto pedagógico ampliado com uma cartilha de atividades e exercícios propostos para professores e alunos refletirem sobre a consciência ambiental e de cuidado com os animais domésticos.
“A Greve dos Bichos” conta a história de um cachorro que abandonado pelos seus donos, sai em busca da vida livre dos campos. Na sua caminhada encontra outros animais que se unem a ele em busca de liberdade e apreço. Os personagens mostram seus anseios por respeito, falam de relações de troca na sociedade e percebem que tudo no mundo está interligado.
Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto do espetáculo foi encenado uma única vez há seis anos, quando obteve uma “impressionante participação das crianças, a ponto de ampliar a apresentação para mais escolas”, relembra Karin, que chegou a reescrever a montagem em forma de um livro infantil intitulado “Bicho não é Lixo”, publicado em outubro de 2011.
A ONG Pense Bicho espera ampliar o seu público e sensibilizá-lo para a sua causa, por meio da educação, mudança de valores e respeito aos seres vivos.
Pense Bicho
A ONG iniciou suas atividades em 1998, em bairros e terminais de ônibus de Curitiba e municípios vizinhos. Desenvolveu o projeto “Senhores professores” para sensibilizar o corpo docente e discente de escolas públicas e particulares sobre a temática.
A ONG vê na educação, na mudança de valores e no respeito a todos os seres vivos através de uma interação saudável e ética entre homem, animal e meio ambiente a resposta ao problema da violência. Ela acredita na necessidade de educação permanente da sociedade. Os projetos buscam esclarecer as causas e não as consequências desta problemática e tem como meta uma mudança de valores.
Programação:
• Dia 0 9 de novembro de 2011 (terça-feira),
As 10h, no CEI Carlos Drummond de Andrade . Endereço: Rua Jandaia do Sul, 50 – Sitio Cercado.
As 13h30, no CEI Antônio Pietruza. Endereço: Rua João Amadeu Pedro Bonn, 138 – Tatuquara.
• Dia 10 de novembro de 2011 (quarta-feira),
As 13h30, no CEI Nair de Macedo. Endereço: Rua Fioravante Slaviero, 750 – Novo Mundo.
• Dia 11 de novembro de 2011 (sexta-feira)
As 10h, no CEI Júlio Moreira – Rua Alexandre Marcoski, 190 – São Bráz.
Serviço:
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco
Data e horário: Dia 14 de novembro de 2011 (segunda-feira), as 14h
Preço: Entrada franca
Fonte: Bem Paraná