Os moradores de Leme (SP) receberam uma ‘visita’ inesperada, na manhã desta sexta-feira (4). Um tamanduá-bandeira apareceu em frente ao estabelecimento, no bairro Santa Marta. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal está em extinção e foi o segundo encontrado na cidade em seis meses.
Segundo o sargento dos bombeiros Eduardo Henrique da Silva, a espécie é nativa da área. “O habitat dele é o cerrado e a mata atlântica, mas devido ao desmatamento, ele surge no município. Este foi o segundo tamanduá achado na cidade em menos de seis meses. Alguns são encontrados queimados no meio da cana-de-açúcar e outros são achados ainda filhotes”, afirmou.
O sinal de cansaço no bicho era visível. “É um macho adulto com cerca de 25 quilos que deve ter andado a noite inteira, por isso o cansaço”, explicou Silva.
Os bombeiros tiveram trabalho para capturar o animal e utilizaram um laço. “O bicho se cobriu com a cauda para se camuflar, como forma de proteção. Ele está com medo, mas está bem de saúde. Como não temos gaiola apropriada, ele foi colocado na viatura”, falou Silva.
O tamanduá será levado ainda nesta sexta-feira para o Parque Ecológico de São Carlos.
Fonte: G1