EnglishEspañolPortuguês

COVARDIA

Mulheres que abandonaram cães são identificadas e indiciadas no Rio

27 de janeiro de 2022
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Eduardo Tchao/TV Globo

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) localizou os dois animais que foram abandonados na Rua Itapiru, no Rio Comprido, na quarta-feira (26). Os animais foram levados para a DPMA, onde forma periciados e encaminhados para acolhimento, tratamento veterinário e adoção.

Autoras do abandono foram identificadas

A Polícia Civil também identificou as duas mulheres suspeitas de abandonar os animais no meio da rua no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, na quarta-feira (26).

As mulheres são Yenyt Yasmin Leon, de 44 anos, e sua filha, de 15, ambas colombianas. As duas foram levadas para a sede da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte, para prestar esclarecimentos.

Em depoimento informal ao delegado, Yenyt disse que os cães voltaram sozinhos para casa – que fica a 2km do local onde foram abandonados. Ela contou também que pretendia se apresentar à polícia em função da repercussão da notícia.

Yenyt será indiciada por maus-tratos a animais domésticos, que tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda dos animais vitimados, resgatados pelos agentes da DPMA.

Vídeo chocou

Imagens gravadas por uma testemunha flagraram o momento em que uma das suspeitas retira um cachorro do porta-malas de um carro e larga o animal na calçada. Na sequência, a outra mulher tira o segundo animal do veículo pela porta de trás de passageiros.

A cena foi gravada na rua Itapiru, uma das principais do bairro. Uma criança acompanha toda a movimentação.

No vídeo, os cachorros parecem felizes, mas quando o veículo vai embora, eles partem em velocidade atrás das tutoras.

O homem que fez o vídeo do abandono também foi localizado. Felipe de Mello é comerciante e trabalha na região.

“Mesmo a mulher tentando expulsar os cachorros, os cachorros queriam ficar com ela. Pra tu ver a maldade do ser humano. Depois os cachorros voltaram, a gente deu água e comida, mas o cachorro que foi criado em casa não sabe ficar na rua. A maldade tá dentro da pessoa que faz isso. Deus me livre. É um sentimento de raiva, dá dor só de ver”.

No fim da manhã, os agentes conseguiram outras fotos que mostram os cachorros e o carro por outro ângulo. Mas a placa do veículo não pôde ser identificada.

“Essa conduta caracteriza delito previsto na lei 9.605, que é o delito de maus-tratos a cães, cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão. Eu peço a ajuda da população no sentido daquelas pessoas que conheçam a identidade dessas pessoas, que denunciem. Ajudem a Polícia Civil identificar essas pessoas para que, dentro dos trâmites legais, responder pelos atos praticados”, disse o delegado responsável pelo caso, Mário Jorge Ribeiro.

Presidente da Comissão de Defesa dos Animais, da Câmara Municipal, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN) disse que encaminhou representação à delegacia, para que o caso “seja apurado com rigor e os responsáveis sejam punidos”.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo