EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE

Animais são envenenados durante assalto a sítio em Dumont (SP)

26 de janeiro de 2022
Natália Oliveira | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução EPTV

Sete cães e um gato amanheceram mortos nessa segunda-feira (24) em um sítio na zona rural de Dumont (SP). A suspeita é de que os animais tenham sido envenenados por criminosos que cortaram a cerca e invadiram o local para furtar ferramentas.

Pelo sítio, pedaços de mortadela foram encontrados ao lado dos corpos dos animais. Um boletim de ocorrência foi registrado e até a publicação desta matéria, ninguém tinha sido preso. De acordo com o sitiante Adilson Luis Sarni, responsável pelo local, apesar desta não ter sido a primeira vez que o sítio é invadido, a forma como o crime aconteceu causou medo e indignação à família, das outras vezes, suspeitos costumavam levar galinhas, porcos e carneiros. Mas, durante a madrugada de segunda, além de levarem ferramentas utilizadas no trabalho de Adilson, os criminosos ainda cortaram cercas e causaram a morte dos animais.

Crime

Quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa, mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos.

Para denunciar  o responsável, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno.

Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Você viu?

Ir para o topo