EnglishEspañolPortuguês

SERRA (ES)

Vândalos furam ovo de tartaruga e matam filhote antes mesmo do nascimento

25 de janeiro de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
O ninho é monitorado desde o último dia 26 de dezembro | Foto: Ibraff

Jacaraípe é um dos pontos na Serra que são usados por tartarugas marinhas, principalmente as da espécie Caretta caretta – para fazerem desova de seus ovos.

Conhecidas popularmente como tartaruga cabeçuda, os ninhos da espécie são monitorados diariamente por ativistas ambientais.

Morador de Jacaraípe, Claudiney Rocha, do Ibraff – Instituto Brasileiro de Fauna e Flora – conta que ficou surpreso e ao mesmo tempo revoltado durante o monitoramento desta segunda (24).

Ao chegar no local demarcado, percebeu que vândalos furaram um dos ovos que estavam no ninho, fazendo com que a tartaruga viesse a óbito. “O fato aconteceu durante o final de semana, mas constatamos que a desova foi afetada na manhã de hoje (24)”.

Claudiney postou um vídeo nas redes sociais para alertar sobre o ato de crueldade. “Estamos monitorando essa desova, que aconteceu no dia 26 de novembro e agora nos dias de nascer, fizeram este ato de vandalismo, arrancaram a marcação do ninho. Olhamos a desova e encontramos um ovo furado com filhote morto. Graças a Deus, apenas um ovo foi perdido. O restante da desova continua intacta e em breve vamos assistir o nascimento dos filhotes”, denunciou.

O ativista ambiental pede que se alguém presenciar atos como este que denuncie. “Pedimos que quem ver alguém fazendo ato de vandalismo em desova de tartaruga marinha ou ao meio ambiente, denuncie! Não seja omisso, ligue para 181 ou chame qualquer autoridade policial que estiver próxima de você. Desta forma o meio ambiente agradece”.

https://www.instagram.com/p/CZHxkMsLm9B/

Fonte: Portal Tempo Novo

Você viu?

Ir para o topo