EnglishEspañolPortuguês

PARANÁ

Tartaruga-verde resgatada faz tratamento para expelir lixo ingerido no mar

23 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/RPC

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), de quase 110 quilos e mais de 102 centímetros de comprimento de carapaça, está em tratamento em Pontal do Paraná, no litoral do estado, para expelir o lixo que ingeriu no mar. Assista acima.

O animal foi resgatado na baía de Guaratuba em dezembro de 2021, próximo à área do Ferry Boat. Foi a primeira vez que um adulto desta espécie foi localizado no litoral.

Parte do tratamento envolve deixar o animal boiar em “macarrões”, tipo de flutuador também usado por humanos e que facilita a tartaruga a expelir o lixo ingerido no mar.

O tratamento é conduzido por uma equipe multidisciplinar do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Quando a sociedade nos avisa, a gente consegue avaliar esses animais e entender a saúde dos indivíduos, mas também a saúde do ambiente marinho, que é importante tanto para os animais quanto para todos nós, que respiramos o ar, que dependemos do oceano para regular o clima, para garantir a produção pesqueira”, explicou Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação.

De acordo com Camila, tartarugas como a encontrada no Paraná são mais vistas na região nordeste do país, ou em ilhas oceânicas. A aparição de um adulto no estado é considerada rara.

Foto: Divulgação/RPC

Companhia

A tartaruga encontrada em dezembro não está sozinha no Centro de Estudos do Mar, em Pontal. O animal está na companhia de outro bicho, conhecido como tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que foi encontrada enroscada em uma rede de pesca perto da Ilha dos Currais, em Matinhos.

Segundo o centro, o animal estava com as duas nadadeiras machucadas e deve permanecer em observação até se recuperar por completo.

Funcionamento do centro

O Centro de Estudos do Mar da UFPR tem, atualmente, 12 animais em recuperação.

Em 2021, mais de 2.300 espécimes foram resgatados no litoral paranaense, entre animais que precisavam de ajuda ou mortos. Apenas baleias foram mais de 20, sendo 16 jubartes.

Distribuição dos animais resgatados no centro

68% são aves
25% são tartarugas
7% são mamíferos

Segundo informações da UFPR, de todos os animais já resgatados pelo centro, 170 estavam vivos. Destes, 53 se reabilitaram e foram devolvidos ao mar.

“Logo depois que esse animal dá entrada no centro, aqui na UFPR, a gente vê o que esse animal teve. Para a gente ver isso, a gente precisa, primeiro, estabilizar esse animal que chegou e, depois, tentar o que está acontecendo de fato com ele, se esse animal tem algum tipo de doença, se tem algum tipo de interação com alguma ação antrópica humana”, explicou Fábio de Lima, veterinário do centro de estudos.
Quem localizar um animal no litoral, deve ligar para o 0800 642 3341.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo