EnglishEspañolPortuguês

PERNAMBUCO

Gatos de Fernando de Noronha são castrados para evitar crescimento desordenado da população

Trabalho começou na segunda-feira (17) e vai ser feito até sábado (22). A expectativa é castrar 100 animais nesta etapa.

21 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Gatos são castrados no Núcleo de Vigilância Animal. | Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Na primeira ação de controle da população e manejo de fauna realizada em 2022, os gatos de Fernando de Noronha estão sendo castrados. O trabalho, que começou na segunda-feira (17), vai ser feito até sábado (22).

A expectativa é castrar 100 animais nesta etapa. Segundo os pesquisadores, a grande quantidade de gatos pode provocar danos ao meio ambiente e humanos.

A operação é o resultado de uma parceria firmada entra a Administração da Ilha, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), organização não governamental Ampara Animal e o grupo Pet Noronha.

Os especialistas distribuíram 14 armadilhas pelos bairros. Os gatos são levados para o Núcleo Vigilância Animal (NVA), na Vila do Trinta, onde os felinos passam pelo procedimento de castração.

Os moradores também podem agendar uma visita da equipe pelo telefone (81) 99594-3224. Os profissionais recolhem o animal, fazem a cirurgia e entregam o gato na residência.

A veterinária da Ampara Animal Alessandra Benedetti realiza as castrações esta semana. “Nós fazemos o trabalho para controlar a procriação excessiva. É uma forma de equilibrar o número de gatos na ilha e evitar predação de outros animais”, declarou Alessandra

Segundo o ICMBio, os chamados gatos selvagens capturam aves terrestres e marinhas, entre outros animais, e podem causar um desequilíbrio ecológico.

O trabalho de controle dos gatos vem sendo realizado em parceria há três anos. “Nós estimamos que Noronha conta com cerca de 2.800 gatos. Já realizamos a castração de 1600 animais”, afirmou o veterinário da Administração de Fernando de Noronha, Alexandre Dutra.

O veterinário enfatizou que, além da predação de outros animais, os gatos também podem transmitir doenças para os seres humanos, como toxoplasmose.

Ao final da operação conjunta, a Administração da Ilha vai seguir com trabalho de castração com agendamento.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo