EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANA

Cães contraem infecção pulmonar após passearem em praia poluída

Um cão saudável morreu após adquirir infecção pulmonar pela água do mar poluída

21 de janeiro de 2022
Beatriz Silva | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
O cão Odin contraiu uma pneumonia e morreu.| Foto: Solent News e Photo Agency

Tutores de cães foram alertados sobre os passeios com seus animais ao longo da costa de Yorkshire, na Inglaterra, depois que vários animais adoeceram. De acordo com Brogan Proud, enfermeira veterinária da Yorkshire Coast Pet Care, ela alertou aos tutores depois que notou um grande aumento de animais dométicos sofrendo com diarreia e vômito. Além disso, um cão dinamarquês forte e saudável morreu devido a uma infecção pulmonar, ao nadar no mar da costa de Hampshire.

De acordo com o Mail Online, muitas pessoas fizeram postagens no Facebook devido a preocupação e a confusão, detalhando também os sintomas após passearem nas praias de Yorkshire. Um dos relatos, de Ashley Brown-Bolton, diz que ao levar seu cão Cooper, de apenas 9 meses na praia de Fraisthorpe, o animal começou a vomitar no dia seguinte. Segundo ela, Cooper teve diarreia e não conseguiu manter água durante o dia todo, então Ashley o levou ao veterinário.

Foto: Ilustração | Pixabay

Cooper é um cão animado e que está sempre querendo brincar, então o fato de ele estar desanimado e com muito sono não é algo comum. Ele recebeu atendimento veterinário e medicamentos e ficou em observação. A tutora do cão alertou outras pessoas para terem cuidado.

Após a Yorkshire Pet Care realizar um post no Facebook alertando para que as pessoas não visitem o local no momento, surgiram milhares de comentários de tutores de cães contando suas experiências. Aaron Yeates, que levou seu cão para a Robin Hood’s Bay, diz que o animal começou a passar mal depois de chegar em casa, e que foram necessárias duas idas ao veterinário. Segundo ele, somente agora o cão está começando a se recuperar.

Um passeador de cães também relatou o mesmo problema. De acordo com o The Guardian, a Yorkshire Coast Pet Care afirma que os animais adoeceram depois de visitarem as praias de Scarborough, Robin Hood’s Bay e Marske-by-the-sea. No entanto, ainda não se sabe a causa das doenças ou se de fato estão ligadas às praias.

Cães que passearam em praias de Yorkshire mostraram sintomas de diarreia e vômito. | Foto: Ilustração/Pixabay

O Defra, Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do país, já está ciente dos casos e entrou em contato com a Agência de Saúde Animal e Vegetal. A gerente geral do conselho de East Riding disse que uma equipe foi enviada para investigar a situação, mas não foi encontrado nada fora do comum. Segundo ela, os relatórios veterinários dos animais que adoeceram não mostraram ligação direta com as praias.

No entanto, um cão morreu após desenvolver infecção pulmonar. Odin, de apenas 13 meses de idade, costumava nadar todos os dias na praia de Hayling Island próximo de Portsmouth, e acabou sendo sacrificado após desenvolver o problema. O animal era forte e saudável e segundo os veterinários, teve o pulmão danificado por uma pneumonia, sendo o mar a causa provável da infecção. A morte do animal em setembro foi seguida de outros problemas como o lançamento de esgoto no mar e a multa de 90 milhões da Southern Water, empresa responsável por tratamento de água, também por derramamento de esgoto.

Foto: Ilustração | Pixabay

Você viu?

Ir para o topo