EnglishEspañolPortuguês

RIO GRANDE (RS)

Servidor acusado de espancar cão até a morte é afastado pela prefeitura

Homem deve responder pelo crime de maus-tratos, que prevê de 2 até 5 anos de prisão, pena que pode aumentar em até 1/3 porque o animal morreu

20 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Câmeras de segurança flagraram homem espancando o cachorro até a morte em Rio Grande | Foto: Arquivo pessoal/G1

O homem flagrado por câmeras de segurança espancando um cachorro até a morte em Rio Grande, no Sul do estado, no último sábado (15), é servidor da prefeitura da cidade e foi afastado de suas atividades após o caso ser levado à tona.

Em um comunicado divulgado pela Prefeitura de Rio Grande e em um vídeo feito pela secretária da Causa Animal da cidade, Laura Fagundes, o poder executivo do município afirma que “aguarda o desenrolar das investigações para tomar as medidas administrativas cabíveis”, mas que “o servidor envolvido foi afastado de seu local de trabalho”.

De acordo com o delegado Maiquel Fonseca, responsável pelo caso, o suspeito (que é como ele é tratado pela polícia dentro do inquérito neste momento) deve responder pelo crime de maus-tratos, que prevê de 2 até 5 anos de prisão, pena que pode aumentar em até 1/3 por que o animal morreu.

“Em breve, isso vai ser remetido para o Judiciário, porque já tem bastante coisa apurada. A autoria já está num bom caminho de apuração”, relata.

O caso

As imagens das câmeras mostram o suspeito chegando ao local de carro e estacionando. Em seguida, ele se arma com uma espécie de bastão e se aproxima caminhando do cachorro da raça buldogue.

O animal corre em volta dele e, quando é atingido pela primeira vez, começa a latir e se afasta. O homem avança contra o animal, que é atingido mais vezes, até que uma das pauladas deixa ele imóvel.

O dono da garagem contou à polícia que o cachorro era dócil e adestrado, nunca tendo sido alvo de reclamações de outros clientes. Ele disse, ainda, que um funcionário já havia observado que esse homem havia agredido o cachorro em outra ocasião. Por conta disso, o animal começou a ficar preso em um canto da garagem, situação que, por descuido, não se repetiu no dia do crime.

Nota da prefeitura de Rio Grande

 Prefeitura Municipal do Rio Grande através da secretária da Causa Animal, Laura Fagundes vem de público informar que condena toda e qualquer forma de violência contra animais.

Desde que o caso chegou ao conhecimento das autoridades policiais, a Prefeitura se colocou à disposição para colaborar com as investigações e prestar apoio aos tutores do Costela.

“Todos os servidores da Prefeitura repudiam o que aconteceu, nossas equipes que trabalham para a nossa cidade não endossam o que aconteceu com este animal e nenhum servidor do município apoia qualquer tipo de crueldade. A posição da Prefeitura do Rio Grande é ao lado da população e sempre a favor da defesa dos animais”, afirma.

O servidor envolvido foi afastado de seu local de trabalho. E a Prefeitura aguarda o desenrolar das investigações para tomar as medidas administrativas cabíveis.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo