EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO DE ANIMAIS

Macacos com parte de cordão umbilical são encontrados em carro

Sete animais, todos filhotes, foram encontrados transportados em caixas em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo; um homem foi preso. Ainda de acordo com Caio Sérgio, os filhotes estavam em situação de maus-tratos.

20 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Filhote resgatado em Santa Cruz do Rio Pardo ainda estava com parte do cordão umbilical, diz veterinário | Foto: APASS/Divulgação; Arquivo pessoal/G1

Acostumado a lidar com cães e gatos no dia a dia, o veterinário que fez o primeiro atendimento de sete filhotes da espécie de macaco-prego que foram resgatados nessa quarta-feira (19) em Santa Cruz do Rio Pardo não esperava reencontrar os animais que apenas tinha lidado na faculdade.

Segundo Caio Sérgio, os filhotes, alguns inclusive com dias de vida e ainda com parte do cordão umbilical, estavam em situação de maus-tratos.

“Os animais chegaram na clínica em uma situação revoltante. Muitos deles com um alto grau de desidratação e letárgicos, já que estavam há muito tempo sem comer. O mais ‘velho’ aparentava ter no máximo dois meses e os outros filhotes em torno de 25 dias. Os animais estavam, inclusive, com parte do cordão umbilical. Isso mostra que a retirada desses animais do habitat natural deles está começando cada vez mais cedo”, explica o veterinário.

Outros sintomas de maus-tratos foram constatados nos macacos, como também a hipertermia. Os animais foram encontrados dentro de pequenas caixas no porta-malas de um carro.

Macacos encontrados em porta-malas de carro tinham parte de cordão umbilical, diz veterinário. | Foto: Arquivo pessoal/G1

De acordo com o veterinário, o caso, apesar de raro na região, preocupa, já que pode indicar um possível aumento de ocorrência de tráfico de animais silvestres na região.

“O homem preso relatou à polícia que venderia cada animal por mais de R$ 4 mil. A preocupação com ocorrências assim é que mais animais podem estar passando pela região para serem vendidos sem a gente nem fazer ideia.”

Apesar de terem sido encontrados bastante debilitados, os filhotes de macaco foram reanimados pelo veterinário e nenhum precisou ser internado.

Eles foram encaminhados à Associação Protetora dos Animais Silvestres (APASS) de Assis – associação que recebe animais vítimas de maus-tratos e resgatados pelas polícias Ambiental e Rodoviária.

O suspeito de dirigir o carro, que saiu de Londrina (PR) com destino a Osasco (SP), foi preso em flagrante por tráfico de animais silvestres e receptação, já que o carro que ele utilizava pertencia a uma locadora, que registrou um boletim por apropriação indébita.

O caso foi registrado na delegacia de Santa Cruz do Rio Pardo e o motorista encaminhado à cadeia da cidade de Espírito Santo do Turvo. A pena para quem trafica animais silvestres é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Natália Tomaz de Godoy, diretora da APASS, confirmou que os animais são realmente muito jovens, sendo que dois deles são recém-nascidos, ainda com o cordão umbilical. Esses dois, explica Natália, chegaram à ONG muito desidratados e debilitados. Todos seguem em tratamento na ONG.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo