EnglishEspañolPortuguês

DESCASO

Gatos são vítimas de violência e abandono no Campo de Santana, no Rio

20 de janeiro de 2022
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Gatos em situação de maus-tratos no Parque Municipal Campo de Santana, Centro do Rio de Janeiro, motivaram o vereador Marcos Paulo (PSOL), presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara, a realizar uma diligência para averiguar denúncias de abuso contra animais no local. Marcos se reuniu com a direção do parque e com protetores que atuam no local, para definir medidas que evitem os abusos e a violência contra os gatos.

A direção da Fundação Parques e Jardins, responsável pela administração do Campo de Santana, declara que os casos de maus-tratos contra os gatos que moram no parque foram superados após o estabelecimento de rondas ostensivas da Guarda Municipal no local. Contudo, a versão das autoridades é questionada por ativistas em defesa dos direitos animais que atuam na área e continuam resgatando animais machucados e mortos, como no caso de um gato que foi socorrido no dia da visita do vereador. O animal foi encontrado com muitos ferimentos e acabou morrendo momentos depois do resgate. Segundo os voluntários, os casos de agressão continuam acontecendo de forma rotineira.

No ano passado, Marcos Paulo realizou uma vistoria no parque após receber as primeiras denúncias sobre o descaso com os animais. “É um absurdo que a violência contra animais aconteça num parque administrado pelo poder público. O Campo de Santana precisa de mais segurança não apenas para os animais, mas também para as pessoas que transitam por lá. Um parque que é considerado patrimônio histórico, artístico e paisagístico do Estado e da União precisa ser preservado. Nosso gabinete vai montar um dossiê com todas as denúncias e indicações para apresentar ao prefeito Eduardo Paes, a situação não pode continuar assim”, declara o vereador.

O abandono de animais nas dependências do parque é outro grave problema enfrentado pelos protetores, que não contam com nenhum tipo de assistência da prefeitura. Segundo levantamento realizado no local em 2019, a colônia de gatos era composta por 350 indivíduos. Na última verificação, em 2021, a quantidade de animais saltou para 500.

Atendimento médico

Todos os animais que vivem no Parque Municipal Campo de Santana que necessitam de cuidados veterinários são atendidos dentro do parque em um ambulatório improvisado pelos ativistas. O município não destina nenhum benefício ou verba para auxiliar no tratamento dos gatos, a instalação se mantém através de doações.

“Este é um espaço fundamental para cuidar dos animais, mas não oferecem nenhuma segurança nem aos animais e nem aos trabalhadores que atuam aqui. É um lugar impróprio, e a prefeitura precisa investir em melhorias efetivas aqui” finaliza o vereador.

Você viu?

Ir para o topo