EnglishEspañolPortuguês

CAMPINAS (SP)

Cão desaparecido há 7 semanas é identificado graças a microchip e devolvido à família

Cadela Pandora fugiu em Hortolândia e foi localizado na cidade vizinha. Emoção marcou o reencontro com os tutores - veja vídeo.

20 de janeiro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Pandora foi localizada em Campinas e devolvida para família graças a microchip instalado no dorso | Foto: Pedro Santana/EPTV/G1

Uma família viveu sete semanas de angústia com o sumiço de Pandora, uma cadela de três anos de idade que fugiu e não havia sido mais vista. O medo em não ter o animal por perto deu lugar à felicidade nessa quarta-feira (19), quando ele foi reencontrada e devolvida graças a um sistema de microchipagem em Campinas (SP).

Pandora desapareceu em 27 de novembro, em Hortolândia. Bastou um portão aberto para que o animal fugisse e causasse desespero na cozinheira Marli Alves de Souza e no marido, Edvaldo Oliveira Souza.

“Quando nós chegamos tarde do serviço, a cachorrinha não estava mais em casa”, relembrou Marli. O marido saiu em busca do animal até durante as noites, mas ela não retornou. A situação entristeceu a cozinheira. “A gente pega amor ao animalzinho”, resumiu.

No ano passado, o animal passou por castração e microchipagem. Em Campinas o serviço é feito pelo Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal.

O microchip, que tem o tamanho um pouco maior que o de um grão de arroz, é implantado na nuca do animal em poucos segundos e dura a vida toda. Nele estão gravadas informações importantes como nome, endereço e telefone do tutor, além de dados do animal como vacinas e castração. A consulta desses dados é feita por um leitor.

Pandora foi localizada e devolvida após leitura de microchip em Campinas | Foto: Reprodução/EPTV/G1

Desde 2015, quando o serviço foi implantado, 45 mil animais foram microchipados na metrópole do interior. “Ergue a pele do dorso do animal, em cima do dorso, e aplica como se fosse uma vacina. O animal não sente nada”, explica o diretor do Departamento de Bem Estar e Proteção Animal de Campinas, Vagner dos Santos Bellini.

E foi por meio das informações contidas no microchip que Pandora conseguiu voltar para casa, mas não sem emoção. Ela foi encontrada e identificada, mas escapou da casa pra onde foi levada.

O animal permaneceu mais um tempo desaparecido, mas foi novamente achado e, dessa vez, não fugiu. A família que encontrou a Pandora em Campinas a levou em um veterinário, que fez a leitura do chip e descobriu os nomes dos tutores da cadela.

Marli e Edvado foram para o departamento buscar a cadela nesta quarta-feira, e a emoção transpareceu. “[Estava com] saudade demais dessa bichinha”, disse Marli.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo