EnglishEspañolPortuguês

URUGUAI

Onda de calor mata mais de 400 mil galinhas exploradas para consumo

19 de janeiro de 2022
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Uma intensa onda de calor que está atingindo a América do Sul causou a morte de mais de 400 mil galinha exploradas para consumo e mantidas em confinamento no Uruguai. O holocausto animal causou surpresa até mesmo em associações que lucram esta crueldade, que consideram o episódio “histórico” no país e evidenciam a situação de maus-tratos em que esses animais são mantidos.

Especialistas apontam que o calor extremo causou colapso no organismo dos animais, que não têm glândulas sudoríparas e não conseguem manter o equilíbrio entre as temperaturas externas e internas (homeostase). As galinhas tiveram uma morte lenta e profundamente agonizante, sem conseguir respirar ao lado dos cadáveres de outros animais.

Galinha são animais profundamente sensíveis a mudanças de pressão e temperatura. Apesar da avicultura tentar desvincular a imagem deste animal à senciência, elas são muito inteligentes, expressam emoções complexas e têm, assim como seres humanos, personalidades únicas e sabem diferenciar uma companheira da outra. São verdadeiramente empáticas.

A morte das mais de 400 mil galinhas é apenas um dos sinais que demonstram o impacto que as mudanças climáticas, causadas pela ação humana, causam nos animais. No Uruguai, os termômetros de Montevidéu atingiram a marca de 41,2 ºC no dia mais quente. A onda de calor também está afetando o Brasil e outros países da América do Sul.

Nota da Redação: como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal aprisionado e em situação de vulnerabilidade é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente, leis em todo o mundo ainda permitem que algumas espécies sejam exploradas, confinadas, caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou alimento.

    Você viu?

    Ir para o topo