EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

América do Sul registra temperatura recorde, atingindo até 50°C

14 de janeiro de 2022
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: AFP | Mara Sosti

Uma forte onda de calor que se estende pela região central da América do Sul deve afetar cidades da Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil, registrando até 50°C nos próximos dias. O aumento repentino das temperaturas é provocado por uma massa de ar quente e seco que atinge essa área.

No começo dessa semana, os primeiros sinais do intenso calor foram sentidos na cidade de San Antonio Oeste, na Patagônia argentina, onde os termômetros registraram inacreditáveis 42,8ºC, colocando a província de Mendoza sob alerta vermelho.

Especialistas previam que em Buenos Aires, capital da Argentina, o calor atingiria uma forte intensidade, chegando a 37°C, mas a expectativa dos meteorologistas foi superada e a cidade chegou a marcar 40° C durante a tarde de terça-feira (11), registrando a maior temperatura desde 1995.

Foto: AFP | Mara Sosti

Ontem (12), o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que a capital argentina enfrenta seu quarto dia mais quente em 115 anos, ou desde que os registros passaram a ser arquivados, em 1906.

A expectativa é que as altas continuem nos próximos dias. As regiões mais quentes da Argentina poderão registrar até 47°C, segundo previsões da MetSul, empresa de meteorologia do Rio Grande Sul. No Uruguai, a estimativa é que a média fique entre 41ºC e 43ºC.

Para o Brasil, as altas ficaram concentradas na região sul do país, com máximas até 15°C mais altas que a média para esta época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo para 216 municípios do RS devido as ondas de calor.

Você viu?

Ir para o topo