EnglishEspañolPortuguês

NEGLIGÊNCIA

Bois e vacas morrem por falta de água e comida em caminhão

12 de janeiro de 2022
Vanessa Santos | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | PMMS

Fiscais fazendários do Posto Fiscal Itamarati da Secretaria de Fazenda no Mato Grosso do Sul autuaram dois caminhoneiros pelo crime de maus-tratos contra animais após encontrarem bois e vacas mortos nas carretas dos veículos.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada para atender a ocorrência no Posto Fiscal e confirmou que nos dois caminhões abordados haviam alguns animais mortos e alguns outros em avançado estado de desnutrição e sem acesso à água.

Em um dos caminhões, com placa de Lins (SP), haviam 11 animais mortos. O motorista foi autuado e multado no valor R$ 11 mil por maus-tratos contra animais. O outro caminhoneiro, de 53 anos, tinha placa de Jaú (SP), e foi responsabilizado pela morte de cinco bois, sendo autuado no valor de R$ 5 mil.

A alegação dos motoristas foi que os veículos apresentaram problemas mecânicos e, por conta disso, os animais passaram mais tempo em trânsito do que deveriam sem acesso à água e à comida.
Os animais viajaram do município de Canarana, no Mato Grosso, por aproximadamente 937 km até chegarem no Posto Fiscal e estavam a caminho de Lins, interior paulista. Até o destino os animais viajariam por mais 270 km.

Os homens responsáveis pelo bem-estar dos animais durante o percurso foram presos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado. Os caminhoneiros responderão por crime ambiental de maus-tratos contra animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. Os caminhões boiadeiros foram apreendidos e o animais restantes foram levados para a Agência Estadual Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Você viu?

Ir para o topo