EnglishEspañolPortuguês

PIRAJU (SP)

Cães e gatos são encontrados em situação de maus-tratos na casa de protetor

8 de janeiro de 2022
Carolina Rocha | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: APRAPI

A Polícia Civil de Piraju (SP) iniciou um inquérito para investigar possíveis maus-tratos contra 29 cães e gatos – três deles apresentando ferimentos – na última quinta-feira (6/01). O protetor alegou estar abrigando os animais por não haver mais espaço no Centro de Controle de Zoonoses da cidade (CCZ).

“Um deles tinha um ferimento na orelha, mas estava sendo medicado, e um outro tinha um ferimento na pata. A princípio é muito prematuro falar que houve situação de maus-tratos, falta de cuidado, por isso a veterinária vai fazer um relatório de tudo o que foi apurado no local”, afirma o delegado Adriano Leite de Assis ao G1.

Segundo o delegado, a polícia instaurou o inquérito depois que a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) mandou um ofício alegando que animais estariam sendo mantidos em condições precárias na casa de um protetor do município. A equipe visitou o local na segunda-feira (3/01) e o morador autorizou a entrada da polícia.

“Ele mora em um condomínio de chácaras e alguns vizinhos também estavam procurando a polícia, relatando que os animais estavam em condições inadequadas. Então, solicitamos a presença de uma veterinária que atua no município e do presidente da associação para ir com a gente ao local”, explica Adriano ao G1.

A prefeitura declarou que o caso está sendo acompanhado pelo Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal da cidade. Além disso, segundo a pasta, o protetor acolheu alguns animais pela falta de espaço no CCZ, mas alguns já eram dele.

“Ele [o suspeito] fala que tinha controle dos animais, que os levava no veterinário, que tem a documentação e os acionamentos que fez ao CCZ. Então vamos fazer a investigação, aguardar o relatório, chamar os envolvidos, para apurar se houve maus-tratos.”

A Polícia Civil relatou que o suspeito é funcionário da prefeitura de Piraju e a prefeitura confirmou essa informação. Ele continuará no cargo até o fim da apuração do caso. Os animais retirados foram levados para o CCZ, que fez adaptações para atender os 29 cães e gatos.

Você viu?

Ir para o topo