EnglishEspañolPortuguês

AMAPÁ

Reserva que acolhe animais silvestres sofre com falta de recursos

5 de janeiro de 2022
Natália Oliveira | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Rede Amazônica

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Revecom) é uma unidade de preservação em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, que trabalha com a reabilitação de mais de 300 animais. O local tem enfrentado dificuldades para manter as atividades com poucos recursos disponíveis. O local recebe animais que  foram principalmente vítimas de crimes ambientais.

Hoje, a Revecom abriga diversas espécies, como jabutis, cutias, araras e até cobras, que vivem em um ambiente cercado pela natureza, que proporciona uma experiência semelhante ao habitat.

São 171 mil metros quadrados, uma área equivalente a 17 campos de futebol.

Os animais que vivem na reserva, em sua maioria, foram resgatados em situação de maus-tratos. A unidade já chegou a ser invadida por criminosos, que tentaram furtar objetos e até os próprios animais.

Por conta da falta de financiamento, a reserva só consegue manter o pagamento de dois funcionários, que ajudam a conservar a limpeza do ambiente e a auxiliar nos cuidados com os animais, funcionários do local relatam que essa não é a primeira vez que o espaço funciona “no aperto”.

O principal objetivo da Revecom é conseguir levantar recursos para subsidiar os cuidados necessários para os animais acolhidos. A disponibilidade de recursos que a reserva tem atualmente vem de um convênio com a Prefeitura Municipal de Santana, que repassa quase R$ 16 mil mensalmente.

Além disso, a RPPN também recebe recursos repassados por outras duas empresas, totalizando quase R$ 20 mil, que não é  suficientes para manter todas as despesas da instituição que precisa mais que o dobro do valor recebido.

Foto: Rede Amazônica

Todo o dinheiro arrecadado é utilizado para pagamento de impostos, alimentos, remédios, cuidados básicos com os animais e estrutura da reserva. Para manter as atividades, a direção do local pede doação da população para continuar ajudando os animais.

Os interessados em ajudar a reserva podem doar através do PIX 01.477.979/0001-56 ou agendar uma visita e realizar a doação presencialmente no endereço Rua D 28, bairro Vila Amazonas.

Você viu?

Ir para o topo