EnglishEspañolPortuguês

VIRADA DO ANO

Cães e gatos fogem de casa durante a solta de fogos de artifício

1 de janeiro de 2022
Vanessa Santos | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Rádio Progresso

Pelos menos cinco cachorros e gatos fugiram de casa na noite de ontem (31) na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Alguns tutores dos animais disseram para um jornal local que a fuga aconteceu durante a queima dos fogos da virada.

A poluição sonora gerada pela solta de fogos de artifício com estampido tem efeitos nefastos sobre os seres humanos em maior condição de vulnerabilidade como crianças pequenas, enfermos, autistas e idosos, bem como todos os animais que são expostos aos estrondos provocados por esses artefatos.

Muitos estados brasileiros aprovaram leis, em 2021, que proíbem o uso de fogos com estampido. Os vereadores Matheus Pompeo (PDT) e Beto Noronha (PT), usaram suas redes sociais nesse fim de ano para fazer um apelo sobre a conscientização dos efeitos danosos provocados por essa prática.

Quem for pego soltando fogos com estampido pode ser denunciado e pagar uma multa, que varia conforme as leis estaduais e municipais de cada localidade. Fogos de artifício são altamente prejudiciais para aves, cães e gatos. O estresse causado nos animais pode provocar paradas cardíacas e até levar a morte.

Você viu?

Ir para o topo