EnglishEspañolPortuguês

SUL DA BAHIA

Tempestade destrói abrigos, mata gatos e deixa cães desamparados

28 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Abrigos que acolhem animais salvos do abandono e de maus-tratos foram gravemente afetados pelas fortes chuvas que arrasaram as cidades do sul da Bahia nos últimos dias. O município de Itabuna registrou enchentes e enxurradas que varreram as ruas da cidade e deixaram muitos animais mortos e desabrigados, uma ONG foi invadida pela água e muitos gatos ainda não foram encontrados.

As protetoras Tatiana Piana e Shirley Riccio, que atuam na ONG Associação de Proteção e Defesa dos Animais (APDA), contaram que as chuvas tomaram o abrigo rapidamente, levando tudo que tinha pelo caminho. Elas contam que todos os cachorros conseguiram ser resgatados, contudo, não aconteceu o mesmo com os gatos. Alguns animais foram encontrados mortos e muitos outros ainda estão desaparecidos.

Foto: Reprodução

“Os cães a gente conseguiu salvar todos porque os canis ficavam mais próximos do córrego e foram os primeiros a serem atingidos quando subiu o nível de água do rio. A gente tirou primeiro os cães porque a água já estava chegando nos canis. Quando a gente voltou para pegar os gatos, o nível do rio já tinha subido muito e a gente já não tinha acesso de carro, então nossa situação foi toda complicada por isso”, relatou.

Shirley e Tatiana explicam que solicitaram um bote para chegar até a sede da ONG, porque o nível de água estava tão alto que só dava para chegar de barco. “Só conseguimos um jet ski emprestado no final de domingo, mas já era muito tarde, não deu mais tempo de salvar todos os gatos”, lamentam.

“O abrigo se acabou. A parte dos canis ainda está toda alagada. A da água está quase no telhado”, lamentaram. “Está tudo destruído, a gente perdeu as rações e ainda temos gatos desaparecidos”, disseram Tatiana e Shirley.

As cidades do sul da Bahia vêm sendo acometidas por chuvas intensas nas últimas semanas, inaugurando um novo fenômeno na região, que não tinha registro dessas fortes chuvas durante esta época do ano, evidenciando os impactos das mudanças climáticas.

Foto: Reprodução

Muitas personalidades e simpatizantes estão cooperando para arrecadar fundos para ajudar as entidades que foram prejudicadas pelas enxurradas. O ambientalista Marcell Moraes e a cantora Preta Gil já se mobilizaram no seu perfil do Instagram falando sobre a situação dos animais que não possuem lar definitivo.

“Toda ajuda é bem vinda”, assinalam as ativistas que estão precisando de voluntários para limpar o local e levar os animais resgatados de volta para o abrigo. Um mutirão está sendo reunido para auxiliar a ONG no próximo sábado (1°). Tatiane e Shirley também disponibilizaram a chave de PIX ([email protected]), para quem quiser ajudar a organização.

Foto: Instagram | @pretagil

Apesar da situação precária, as protetoras afirmam não terem recebido nenhum suporte do Governo do Estado da Bahia. Sem o apoio das autoridades, alguns grupos de proteção aos animais já se manifestaram e afirmaram que irão ajudar os locais atingidos pelas fortes chuvas.

A ONG Geamo, no início do mês, mobilizou internautas para realizarem doações que seriam usadas nas ações em prol dos animais. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (G.R.A.D), que no início do mês esteve na região para ajudar nos resgates de animais, postou em sua conta no Instagram que voltará ao sul da Bahia, dessa vez para o município de Ilhéus, para auxiliar mais uma vez nas ações voltadas para os animais. “Os animais também são vítimas e não podem ser esquecidos”, escreveu a equipe do G.R.A.D em uma publicação.

Você viu?

Ir para o topo