Um abaixo-assinado online, criado por um grupo de ativistas em defesa dos direitos dos animais, está reivindicando a criação de um centro de recuperação e manutenção de búfalas na cidade de Brotas (SP). A campanha, que já reuniu 68 mil assinaturas, é um pedido de acolhimento para os cerca de 1 mil animais encontrados abandonados em uma fazenda.
O movimento, que chama o caso de “o maior crime de maus-tratos aos animais no país”, mobiliza apoiadores a fim de sensibilizar o juiz responsável pelo processo a penhorar parte da propriedade da fazenda para a criação do centro de recuperação para as búfalas.
O abandono foi descoberto no último dia 6. “São cerca de 1.000 búfalas leiteiras e seus bezerros e dezenas de cavalos em estado crítico de saúde e abandonados à própria sorte para morrer, confinados sem água e sem comida”, destaca o coletivo de ativistas na petição.
Além da criação do centro de recuperação, a campanha, que segue aberta e engajando apoiadores, pede que a Justiça decida pela guarda definitiva dos animais à ONG ARA – que já está com a tutela antecipada -, bem como a penhora dos bens que forem necessários para o custeio das despesas com os tratamentos e alimentação das búfalas, bezerros e cavalos.
“Foram encontradas várias valas com centenas de ossadas”, lembram os ativistas na petição, enfatizando que ainda há informações de que muitas búfalas foram enterradas vivas.
Confira o abaixo-assinado na íntegra clicando aqui.