EnglishEspañolPortuguês

INTERVENÇÃO

Cientistas esterilizam leoas para evitar consanguinidade e a extinção da espécie

17 de dezembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Leoas jovens no auge da maturidade sexual está sendo esterilizada por cientistas e biólogos para impedir que ocorra acasalamento consanguíneos na África do Sul. Os especialistas que cuidam de cerca de 700 leões em parques do país temem que com a perda de variabilidade genética, em breve, os animais entrarão em completa extinção, pois os filhotes frutos de cruzamentos consanguíneos podem nascer doentes ou inférteis.

Questionados sobre a interferência na dinâmica natural dos animais, os cientistas afirmam que, infelizmente, castrações são necessárias em razão da ação humana. Com a caça e a destruição dos habitats desses animais, parques e locais de movimentação limitada foram criados para a preservação e com o tempo, naturalmente, a variabilidade genética caiu. Agora, intervir é uma questão de sobrevivência para a espécie.

Foto: Ilustração | Pixabay

“Em circunstâncias naturais, isso não aconteceria porque os machos teriam sido deslocados por outros machos. O maior problema é a diversidade genética. Leões se reproduzem muito rápido”, disse um porta-voz da reserva. Para castrar os animais, primeiro, é preciso atingi-los com dados tranquilizantes para depois transportá-los para um local adequado para a cirurgia, que é seguida de cuidados pós-cirúrgicos com a máxima atenção.

A castração de uma leoa pode demorar até quatro horas. A equipe responsável pelo procedimento afirma que todo cuidado é pouco, pois grandes felinos fazem uma digestão lenta e se o intestino estiver inchado, isso pode trazer complicações e demora na recuperação. Globalmente, os leões selvagens estão desaparecendo rapidamente, mas a África do Sul tem uma população abundante que precisa ser preservada antes que seja tarde demais.

Foto: Ilustração | Pixabay

Os cientistas que gerenciam as reservas afirmam que, apesar de não ser ético interferir na natureza dos animais, o egoísmo humano tornou a medida necessária e é a única forma de preservar a espécie para o futuro. Eles acreditam que têm certeza que as próximas gerações agradecerão a oportunidade de dividir o plano terrestre com esses animais fascinantes e maravilhosos.

    Você viu?

    Ir para o topo