EnglishEspañolPortuguês

AVANÇO

Cidade no Vietnã anuncia proibição da venda de carne de cães e gatos

11 de dezembro de 2021
Van Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: NGUYEN | AFP

Uma cidade turística do Vietnã divulgou na última sexta-feira (10) que vai proibir a venda de carne de cachorro e gato. A medida vem coibir o consumo de animais considerados domésticos e de companhia dos humanos na maior parte do planeta.

O Vietnã é o segundo maior consumidor de cachorros no mundo, atrás apenas da China, onde todos os anos cinco milhões de cães e gatos são mortos para consumo.

As autoridades de Hoi An, uma cidade turística tombada pelo Patrimônio Mundial da Unesco, assinaram um acordo com o grupo de defesa dos direitos animais Four Paws International para proibir a venda e o consumo de carne de cachorro e gato. “Queremos ajudar a promover o bem-estar animal com a erradicação da raiva, acabando com o comércio de carne de cachorro e gato e transformando a cidade em um destino importante para o turismo”, afirmou o vice-prefeito Nguyen The Hung.

Foto: Ilustração | Pixabay

Julie Sanders, representante da ONG Four Paws International, afirmou que este é um momento crucial que estabelecerá novos regulamentos contra essa prática ultrapassada, servindo de exemplo para outras cidades asiáticas.

Uma pesquisa nacional encomendada pela entidade de defesa dos direitos animais, mostrou que somente 6,3% dos 600 vietnamitas entrevistados consumiam a carne destes animais, e que 88% são a favor da proibição desse comércio. A pesquisa também indicou que devido ao aumento de renda da população essa prática está em declínio, e que cães e gatos estão ganhando o espaço de animais domésticos na vida dos vietnamitas.

Entretanto, a forte tradição local de comer esses animais encontra relutância nos mais velhos. “Não acho que ninguém deveria proibir o consumo de carne de cachorro. É a nossa cultura”, disse Phan Van Cuong, de Hanói à AFP.

As autoridades da cidade começaram a estimularam os moradores a parar de consumir carne de cachorro e gato em 2018, alegando que a atividade manchava a reputação da localidade e alertando para possíveis surtos de raiva.

Você viu?

Ir para o topo