EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Dois filhotes de quati são salvos após o atropelamento da mãe

7 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Jackson Preuss

Dois filhotes de quati (Nasua nasua) foram encontrados depois que a mãe dos filhotinhos morreu atropelada em Itapiranga, no Oeste catarinense. Os animais foram recolhidos por moradores da região e levados à Polícia Militar Ambiental (PMA). Os pequenos quatis foram entregues nessa sexta-feira (3) para o Núcleo de Estudos em Vida Selvagem, na cidade de São Miguel do Oeste, onde estão se recuperando.

Segundo o professor universitário Jackson Preuss, um dos animais estava com um olho lesionado, mas já está quase curado. Os filhotes devem ficar acolhidos no local por mais três semanas, ou até que alcancem o peso ideal, atualmente eles pesam 300 gramas cada.

Foto: Divulgação | Jackson Preuss

O biólogo responsável pelos irmãos informou que eles passarão por uma avaliação antes de serem devolvidos à natureza. “Deve ser realizado um trabalho para tentar reintroduzir os animais na natureza, pois eles ficaram órfãos bem pequenos”, explicou Jackson.

O professor explica que essa espécie tem cerca de 20 centímetros (sem a cauda) e podem chegar a um metro de comprimento, pesando cerca de quatro quilos.

Foto: Divulgação | Jackson Preuss

Os quatis vivem em bandos de quatro a vinte indivíduos, se alimentam de frutas e pequenos animais. É uma espécie diurna, mas as vezes o macho faz atividades noturnas. O ninho desse animal é feito no oco das árvores. Existem três espécies de quati que são encontrados do Panamá, na América Central, até a Argentina.

Você viu?

Ir para o topo