EnglishEspañolPortuguês

RÚSSIA

Tigre-siberiano é visto a 800 milhas de distância de seu habitat

Tigre-de-amur é considerado o maior felino do mundo

5 de dezembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração/Pixabay

Na Rússia, um tigre-siberiano macho foi avistado por residentes locais em uma área que fica a quase 800 milhas de seu habitat. Imagens mostram pegadas do grande felino em Iacútia, também conhecida como República de Sakha e que é a maior região russa, e a região habitada mais fria de todo o mundo.

Essa é a primeira vez que tigres-de-amur, o maior felino do mundo, são vistos nessa área, em meio século, sendo o relato mais recente de um animal vagando longe do seu lar habitual, a Sibéria. Existem cerca de 600 tigres dessa espécie na natureza, a maioria vivendo no extremo leste da Rússia, em Vladivostok. Alguns desses animais também estão no nordeste da China e na Coréia do Norte.

De acordo com o Mail Online, o tigre avistado está a apenas 300 milhas de distância de onde um urso-polar foi encontrado em maio, vagando perdido em uma aventura que chegou a 1950 milhas, na mesma região. Ele foi levado ao zoológico de Moscou, após a longa caminhada.

Andrey Ivanov, piloto do Serviço Aéreo de Proteção Florestal da Rússia, encontrou pistas do felino no rio Bollokhtokh, que fica no sudeste de Yakutia. Segundo o piloto, seu cachorro fugiu assim que farejou as pegadas e sentiu o cheiro do tigre. Cada pegada mede 15 centímetros de comprimento, e 12 centímetros de largura.

Pegada de Tigre encontrada perto do Rio Bollokhtokh. | Foto: Amur Tiger Centre/The Siberian T/Daily Mail

Essas pegadas indicam a recuperação dessa espécie, depois de quase ter sido exterminada pela caça ilegal durante o fim da era Soviética.

Em outubro, o tigre foi fotografado a cerca de 260 milhas de distância do ponto ao norte onde essa espécie costuma viver. O fotógrafo Mikhail Korostelev é quem fez o registro do animal, que foi avistado perto das Ilhas Shantarskie, na região de Khabarovsk.

No fim de outubro, acredita-se que o mesmo tigre foi visto perto da vila de Chumikan. Segundo o diretor da área de caça na floresta de Durminskoye, Alexander Batalov, os tigres são flexíveis e sabem como se adaptar aos ambientes. De acordo com ele, a busca constante desses animais por outros territórios que não estejam habitados por outros machos, faz com que eles apareçam em áreas inusitadas.

Você viu?

Ir para o topo