EnglishEspañolPortuguês

COMOÇÃO

Morre búfala 'Carequinha', símbolo do resgate de animais em fazenda de Brotas

5 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fabio Rodrigues | G1

A búfala ‘Carequinha’, que era o xodó das equipes de salvamento e símbolo dos resgates na Fazenda Água Sumida em Brotas, São Paulo, sofreu uma parada cardíaca nessa sexta-feira (3) e não resistiu.

Batizada com esse nome por conta da ausência de pelos pelo corpo, a búfala que já foi só um número para a indústria do leite, representava a resiliência dos animais que sobreviveram as terríveis condições impostas pelo pecuarista Luiz Augusto Pinheiro.

A Promotoria de Justiça de Brotas instaurou um inquérito civil na quinta-feira (2) para apurar a situação das búfalas encontradas em situação de extrema desnutrição e maus-tratos na Fazenda São Luiz da Água Sumida, no início de novembro.

Foto: Fabio Rodrigues | G1

O recurso cita não apenas a situação de abandono em que os animais foram encontrados e a morte de dezenas deles, mas também os danos ambientais provocados à vegetação e ao curso hídrico da propriedade.

Desde do resgate, no dia 6 de novembro, Carequinha era considerada a búfala que estava com a saúde mais fragilizada. Ela chegou a engordar 80 quilos, mas se mantinha abaixo do peso ideal. A búfala recebia, além de água e alimentos, tratamentos com de soro e aplicação de pomada nos ferimentos da pele.

Tributo

Na página oficial das búfalas de Brotas no Instagram (@bufalas_de_brotas) os ativistas elegeram o animal como “símbolo de luta, resistência e de amor”. Veterinários, protetores e agentes da causa animal manifestaram seus sentimentos pela Carequinha: “Nunca esqueceremos dos seus pedidos de carinho, dos momentos que você chamava pela Mamy no fim do dia, dos beijos de gratidão que você nos dava. Do seu olhar para o pôr do sol. Hoje você é o pôr do sol. Você se põe nesse plano e renasce em um pasto verde, sem dor, sem sofrimento. Você recebeu muito amor até seu último suspiro. E aqui, honraremos sua vida para que nenhum animal passe pelo que você passou. Nós te amamos e jamais esqueceremos de você, Carequinha”, escreveram.

Foto: Reprodução | Instagram

O médico veterinário responsável pelo hospital de campanha que cuida das búfalas, Maurice Vidal, também lamentou a morte de Carequinha pelas redes sociais. “Obrigado por ter dado o privilégio de lutar e amar lado a lado com você. Sempre lembrarei do seu olhar para mim, você foi e sempre será minha Carequinha.”

Daniel Oliveira, voluntário do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) e médico veterinário, lamentou a perda. “Linda Carequinha, foi um grande privilégio cuidar de você uns dias, entre sondagens para hidratação, medicamentos e levantadas diversas. Sempre tive muito carinho por você, assim como meu nobre colega Maurice, descanse em paz Carequinha”, publicou ele no Instagram.

Você viu?

Ir para o topo