EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Cadela cega e idosa explorada para reprodução é abandonada em SP

5 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Uma cadela da raça shih-tzu usada na exploração de venda de filhotes, foi resgatada em uma avenida de Santos, litoral de São Paulo. O animal estava com sarna negra, glaucoma, úlcera em um olho e já havia perdido o outro. Após o salvamento, o animal foi entregue a uma protetora que já cuida de 30 animais e luta para manter o abrigo.

A cadelinha, que recebeu o nome de Vitória, estava na Avenida Afonso Schmidt, Zona Noroeste de Santos, quando uma motociclista que passava pelo local, Aline Gatto, de 31 anos, viu o perigo eminente e parou para salvar o animal.

Aline publicou um pedido de ajuda nas redes sociais à procura de um lar temporário para a cadela. “Eu a encontrei atravessando a rua, quase foi atropelada. Achei que tivesse dono, que talvez estivesse só passeando. Eu estava de moto, então estacionei rapidamente para tirá-la da avenida, mas quando vi o estado dela, logo percebi que era uma matriz descartada. Estava deprimente”, conta a mulher, que também trata animais em situação de maus-tratos na cidade.

Maria Jaqueline Aparecida da Silva, de 21 anos, é ativista e trabalha como ambulante. Ela cuida de 30 animais na Praia Grande, cidade vizinha de Santos, e viu o pedido de ajuda da Aline nas redes sociais. Depois de conversarem, as duas combinaram um dia para a motociclista levar a cachorrinha para o abrigo.

Foto: Arquivo pessoal

Chegando lá, Vitória passou por uma consulta no veterinário e foi diagnosticada com sarna negra, úlcera e glaucoma em um dos olhos. O animal já tinha perdido o outro olho, por motivo desconhecido, e tinha uma infecção no lugar do globo ocular. A veterinária explicou para Maria que a cachorra era usada como matriz, ou seja, ela gerava ninhadas de filhotes sucessivamente, para serem vendidos. Com apenas 4 anos, Vitória já tem nódulos nos seios provocados pelas contínuas gestações.

“Eu já tenho outros animais para cuidar, mas me sensibilizei, porque ela estava muito maltratada. Ela estava com sarna negra e era uma matriz descartada. Agora o olho dela está bem melhor, e a sarna estamos tratando, mas a cadela continua muito debilitada. Que bom que a Aline parou o que estava fazendo e decidiu ajudar”, declara a Jaqueline em entrevista para o G1.

A ativista relata que o animal chegou até ela desconfiado e com medo de tudo, mas que com o tempo ela está se acostumando, e vem apresentando melhoras significativas no comportamento desde o regate. “Ela é bem dócil e bagunceira. Difícil tirar uma foto porque ela nunca para. Ela está se curando”, relata animada a nova tutora.

Jaqueline cuida de outros 30 animais domésticos e precisa de muita ração para alimentar seus protegidos. “São cerca de 15 kg de ração por dia só com os meus cães, fora os que eu vejo na rua e tento ajudar também. Não é fácil, mas eu me dedico a cuidar dessas vidas”, conta.

Para conseguir doações, Jaqueline compartilhou a história de Vitoria nas redes sociais. Após o fim dos tratamentos, daqui há sete meses, Vitória será castrada e ficará disponível para adoção responsável. “Espero que ela consiga a ajuda que precisa. A luta é muito grande e tenho certeza que aos poucos iremos mudar esta situação”, conclui Aline.

Você viu?

Ir para o topo