LUTA INDÍGENA            

Documentário sobre a luta do cacique Raoni contra grileiros é exibido na Mostra Xingu

           
Crédito Correio do Povo | Foto: Nicolas Tucat/AFP

Segundo as informações do site Vegazeta, a luta do cacique Raoni contra grileiros foi destaque na Mostra Xingu 60 anos. O filme “Raoni”, de 1978, que é de autoria do cineasta e escritor belga Jean-Pierre Dutilleux e do fotógrafo e montador brasileiro Luiz Carlos Saldanha foi exibido nessa quarta-feira (1) na plataforma do evento.

Na versão norte-americana, o documentário tem narração de Marlon Brando, e na versão brasileira, conta com a voz de Paulo César Pereio. O filme que foi indicado ao Oscar, conquistou quatro premiações no Festival de Gramado, incluindo a de melhor filme.

A obra ilustra a vida do cacique Raoni e a sua luta pela preservação do Parque Nacional do Xingu, ameaçado por grileiros, caçadores, traficantes de animais e madeireiras. O especial Xingu 60 Anos, marca as seis décadas de existência do Parque Indígena do Xingu e foi promovido pela Mostra Ecofalante de Cinema.

A Mostra conta com um catálogo de 31 filmes raros e atuais em sua programação. Os filmes foram produzidos entre 1932 à 2021 e são assinados por nomes como de Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán, Vincent Carelli, Washington Novaes, Jesco von Puttkamer, entre outros.

Além disso, a mostra apresenta uma nova geração de cineastas indígenas representada por Takumã Kuikuro e Kamikia Kisêdj. Os filmes e demais atividades podem ser acessados através do site do evento. A Mostra Xingu, vai até o dia 12 de dezembro e está disponível on-line e gratuita para todo o Brasil .

 

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo