EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Tartaruga-marinha rara é encontrada a 6,4 mil km de seu habitat

1 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Uma tartaruga atravessou o Atlântico e foi encontrada em uma praia no País de Gales, no Reino Unido. O animal marinho surgiu entre os intervalos da tempestade Arwen, que vem devastando a região há mais de três dias e causando diversos prejuízos, inclusive a morte de três pessoas.

No domingo (28), Ashley James estava passeando com seu cachorro na praia quando viu uma tartaruga-de-kemp (Lepidochelys kempii) na areia. Essa tartaruga, natural do Golfo do México, é uma das espécies que mais vêm sofrendo com a perda do seu ecossistema. Ela viajou uma distância de 6,4 mil quilômetros até chegar nas areias de Talacre.

James, que é fisioterapeuta, forneceu uma entrevista para o jornal BBC contando alguns detalhes do ocorrido. “Inicialmente eu pensei que o animal estava morto, essa tartaruga não deveria estar nestas partes do mundo”, conta ele.

No momento do encontro, o fisioterapeuta foi ajudado por um veterinário que passava no lugar e que recorreu a um biólogo marinho por telefone. O especialista orientou que os homens retirassem a tartaruga da área de maré alta e que não a aquecessem. “Ele apenas nos disse para mantê-la fria”, disse James.

Ashley comunicou as autoridades e o grupo dos oficiais de Mergulhadores de Resgate da Vida Marinha Britânica, foi deslocado até a praia para recolher o animal e o levar para o Anglesey Sea Zoo. A tartaruga que recebeu o nome de Tally, vai ficar sob os cuidados dos profissionais do zoológico, que vão aumentar gradualmente a temperatura corporal do animal na esperança de mantê-la viva. Após a recuperação da tartaruga, o grupo realizará o transporte dela de volta para a costa americana.

“As tartarugas encalhadas com hipotermia frequentemente morrem durante o processo de reanimação, e as primeiras 48 horas de cuidado são absolutamente críticas, então a equipe tem se concentrado em fornecer o melhor cuidado possível para a tartaruga”, comunicou o Anglesey Sea Zoo.

Segundo a instituição, é esperado que Tally se recupere totalmente, “embora seja muito cedo para ter certeza, pois ainda está em uma condição extremamente crítica”. Por ser um animal selvagem em recuperação, o zoológico afirmou que a tartaruga-marinha não está em exibição e não pode ser vista pelo público, pois está sendo cuidadosamente reabilitada em quarentena.

Esse não é o primeiro resgate realizado pelas equipes do Anglesey Sea Zoo. Menai, uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), foi encontrada no litoral de Gales em 2016. O animal foi tratado e depois de recuperado, foi levado para as águas quentes das Ilhas Canárias na Espanha.

Para os especialistas, o aparecimento de Tally nas praias do Reino Unido, não foi provocado pela tempestade Arwen, essas migrações incomuns têm relação direta com o aquecimento global e as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta e mudando as paisagens de diversos ecossistemas. Afetando principalmente a vida da fauna selvagem.

Você viu?

Ir para o topo