ESPÉCIE AMEAÇADA            

Toninha é encontrada morta com marcas de rede pesca em Praia Grande (SP)

           
Foto: Reprodução | Praia Grande Mil Grau

Um golfinho da espécie Pontoporia blainvillei, conhecido popularmente por toninha, foi encontrado morto nas areias da Praia Grande, litoral sul de São Paulo. O animal foi avistado por um banhista que passava no local na hora do encalhamento.

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) foi acionado para atender a ocorrência. No momento da chegada da equipe, foi constatado que o animal já estava morto. A Guarda Costeira também foi ativada para o local do incidente e identificou a espécie do mamífero marinho, que tinha marcas de rede de pesca na lateral do corpo.

A toninha é uma espécie de golfinho que luta para sobreviver no litoral brasileiro. Considerada em processo de extinção, esse animal lista o ranking de maiores vítimas da captura acidental feita por redes de pesca em alto mar. Por conta do estado avançado de decomposição do animal, não foi possível identificar a causa da morte.

Segundo o projeto Biopesca, as toninhas que ficam presas nas armadilhas de pescaria, não conseguem subir até a superfície para respirar e acabam morrendo por afogamento. O documentário Seaspiracy (2021) da Netflix, traz um alerta sobre a situação preocupante dos oceanos e mares do planeta, que vêm sido, literalmente, varridos por redes de pescaria que destroem toda fauna e flora marinha, deixando um rastro de morte e devastação por onde passam.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo