EnglishEspañolPortuguês

BELÉM (PA)

Protetores fazem campanha de conscientização contra o abandono de animais

25 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em colaboração com diversos órgãos, apresentou uma campanha de arrecadação de ração, remédio e acessórios para doação a animais vítimas de maus-tratos e abandono, que sobrevivem através do trabalho realizado por organizações não-governamentais e ativistas em defesa dos direitos animais.

A atuação faz parte da Operação Pará Pet II, que será realizada em dezembro. Waldir Freire, titular da DEMAPA, contou em entrevista para o portal G1, qual o objetivo da ação. “Teremos banho e tosa, destinação de cães e gatos para lares temporários e orientação sobre delitos cometidos contra fauna e flora”.

O evento busca fortalecer o desempenho na proteção de animais silvestres e domésticos, além de orientar a população a identificar as autoridades certas no momento de realizar denúncias de crimes ambientais ou contra animais.

O DEMAPA registrou em 2020, 75 boletins de ocorrência, entre os quais, 53 eram termos circunstanciados de ocorrência, 20 eram inquéritos por portaria e dois flagrantes de crime ambiental praticados contra animais.

Entre janeiro e março deste ano, foram citados 40 boletins, evidenciando um aumento de casos em comparação com o mesmo período do ano passado.

A operação é composta de entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Centro de Zoonoses, Ministério Público, Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), Bombeiros e o Batalhão Ambiental.

Quem tiver interesse em ajudar a ação, os donativos serão recebidos até o dia 02 de dezembro, no horário das 8 às 18h, na sede da Demapa, na Marambaia, em Belém.

Para realizar denúncias de maus-tratos ou crime ambiental, ligue para o número 181, que atende 24 horas por dia, ou entre em contato com a Demapa, durante o horário comercial pelo telefone (91) 3238-1225.

Você viu?

Ir para o topo