EnglishEspañolPortuguês

LIBERTAÇÃO ANIMAL

França proíbe exploração de animais em apresentações ao vivo

25 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A França mais uma vez se mostra na vanguarda de leis e medidas que protegem o meio-ambiente, a fauna e a flora. Na última decisão, o país europeu tornou a exploração de animais para o entretenimento em crime. A proibição do uso de animais selvagens em espetáculos circenses, se tornará vigente a partir de 2022.

Os tradicionais shows com tigres, leões, ursos e outros animais não-domésticos, se tornarão ilegais em breve. Embora descrito como “um passo histórico na luta dos direitos animais”, algumas pessoas estão céticas, já que as touradas, por exemplo, continuarão legais sob a nova jurisdição no território francês.

A nova lei prevê a interrupção de apresentações circenses em até dois anos, e a tutela de animais de “circo” se tornará ilegal em sete anos. Outras espécies serão protegidas pelo novo regulamento que proíbe shows com golfinhos, bem como a criação de visões para produção de pele, que inclusive, já foi regulamentada e está em vigor.

Na nova legislação, quem for pego cometendo delitos de crueldade contra animais e exploração em cerimônias, será punido com uma multa no valor de 75.000 euros (cerca de R$470.000) e pode ser penalizado a cumprir até cinco anos de reclusão.

A lei, porém, é questionada por especialistas de direito animal, já que algumas práticas consideradas culturais, como a caça e as touradas, continuarão a acontecer sem nenhuma fiscalização.

Nota da Redação: todo e qualquer meio de entretenimento que use animais para levar lazer até as pessoas, deve ser visto como um meio de exploração e escravidão de vidas selvagens, que representa o declínio social e expressa o egoísmo pessoal em detrimento da sabedoria e empatia para com todos os seres vivos.

Você viu?

Ir para o topo