EnglishEspañolPortuguês

RÚSSIA

Cadela vítima de maus-tratos ganha prótese de titânio

23 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Uma cadela na Rússia ganhou próteses de titânio após ser resgatada com ferimentos graves nas patas. Monika seria sacrificada, mas ganhou a cirurgia do médico veterinário Sergei Gorshkov, que vive na cidade de Novosibirsk. O especialista já ajudou 37 gatos desde 2015, mas essa é a primeira vez que o procedimento é realizado em um cachorro.

Foto: Kirill Kukhmar | Getty Images

Duas semanas após a intervenção, Monika está se adaptando bem à sua nova rotina. O veterinário Gorshkov, disse que em breve ela levará uma vida normal e que a recuperação do animal está sendo rápida. “Não acho que foi uma surpresa muito grande”, disse ele à CNN. “Mas, no terceiro dia, ela começou a se levantar e andar pela clínica, indo de quarto em quarto”, comemora o médico.

Contudo, levar Monika ao centro cirúrgico não foi fácil: colaboradores da aldeia de Plastunovskaya e voluntários que resgataram o animal, relataram que encontraram a cachorrinha sem as patas em dezembro de 2020, e suspeitaram que ela havia sido vítima de crime de maus-tratos.

A cachorra foi levada aos cuidados das voluntárias de resgate de animais Marina Gapich e Alla Leonkina, que moram em Krasnodar, no sul da Rússia. Após o resgate, ela recebeu uma transfusão de sangue.

Gapich disse à CNN que ela e Leonkina passaram várias noites sem dormir, pensando em Monika. O conselho veterinário que realizou o primeiro atendimento no animal, analisou que ela deveria ser sacrificada por conta das lesões.

As duas mulheres então contataram o veterinário Gorshkov e levantaram 400 mil rublos russos (mais de US$ 5.400) para a operação. As próteses da cadela foram feitas com a ajuda de uma impressora 3D, que fica na cidade de Troitstk, próximo de Moscou. Depois de produzidas, as pernas artificiais ganharam uma camada biológica para dar mais aderência. O trabalho foi realizado em conjunto com a Universidade Politécnica de Tomsk.

Foto: Kirill Kukhmar | Getty Images

Pós cirurgia

Para o veterinário que fez a cirurgia da cadela, muito do seu trabalho ganhou um novo significado nos últimos 18 meses. A “mascote pandêmica”, como ficou conhecida Monika, foi um caso distinto para a equipe que cuidou dela. “Estou feliz em dar aos animais uma nova vida, especialmente agora durante a Covid-19”, disse Sergei. “As pessoas encontram algum conforto nos animais e, portanto, ao tratar os animais eu trato as pessoas”, declarou o médico.

Monika tocou os corações de todos que estiveram envolvidos na sua história. “Nós somos suas cuidadoras, somos as responsáveis por ela”, diz Gapich. Agora as tutoras estão em contato com um especialista de comportamento animal em Londres, para dar continuidade ao tratamento.

 

Você viu?

Ir para o topo